Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 11 de agosto de 2013

Retomando o diálogo - segundo semestre

Queridos,

demorei a escreve. Voltei de férias com preguiça de pensar em escola e de planejar qualquer coisa que não fosse relativo à minha saúde ou à minha família. Esse momento foi bom para eu me reencontrar e buscar um equilíbrio. Estou mais descansada e humanizada. 
Nas primeiras aulas iniciamos a gincana sociológica analisando a prova bimestral do 2 bimestre. A competição de fato anima bastante o momento. Isso ocorre porque ela é um elemento ideológico basilar em nossa sociedade capitalista, portanto bastante estimulada e reconhecida entre nós. Como intelectual orgânico, pretendo utilizá-la como instrumento para estimulá-los no treinamento da leitura, análise, respeito à fala do outro e organização coletiva, com vistas à transformação social. 
Nessa semana também participei da etapa regional da CONAE (Conferência Nacional de Educação - fevereiro de 2014). Adoro participar desses eventos! Lá encontramos pessoas idealistas, interessantes e interessadas. Sinto que minha luta não é solitária. Além disso, eles estimulam minha mente e emoções para planejar e dar melhores aulas. 
Na próxima semana iremos nos preparar para a Expofreire (19 a 22) e para o fórum do dia 23-08. O tema desse será: Cidadania e Espaço Público a partir da Escola. Trataremos dos seguintes assuntos: melhoria da escola, amadurecimento dos relacionamentos interpessoais e coletivos, protagonismo juvenil, parcerias inclusive com o IFB, UnB (entre outros) e por fim CONAE . Sei que o espectro de temas é amplo, por isso estou aceitando sugestões de encaminhamento dos trabalhos. Nesse dia também podemos aproveitar para fazer nossa minifesta do folclore (já que festa junina não combina em agosto). Cada turma poderá fazer uma barraquinha referente a um estado ou nação e vender comidas. Podemos inclusive aproveitar os trabalhos apresentados na Expofreire que tenham a ver com a ocasião. Além disso, pode ter um momento de apresentação de talentos. Estou sugerindo tudo isso por vários motivos: 1) não caberá todos os alunos no auditório para o debate; 2) a nota do fórum será de turma, então todos terão que contribuir de alguma forma; 3) o desejo de fazer eventos culturais e festivos é antigo, de muitos e já foram frustados seguidas vezes, por isso precisamos desencantar esta questão; 4) A escola só será um espaço efetivamente público quando todos se sentirem participantes na construção dela.
Estou ficando animada com a escola novamente. 
Bom retorno a todos.

Dica cultural: O filme Hanna Arendt está em cartaz no Libert e no Casa Parque. É ótimo! Excelente roteiro e atuações. Denso, trata de questões que iremos trabalhar neste bimestre principalmente nos 1os e 3os anos. Não é de fácil apreensão, pois tem muito texto a ser lido. Os diálogos são ágeis e é necessário um conhecimento histórico e filosófico razoável. Sei que a maioria dos estudantes de ensino médio não estão preparados para esse tipo de filme, por isso não levarei a escola como tinha pensado inicialmente. No entanto, sugiro àqueles que tem facilidade na minha matéria ou nas humanas. Será pontuado como tarefa extra na gincana sociológica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário