Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Avaliando a semana cultural

Queridos,

essa semana foi intensa: Expofreire, fórum, festival. Todos os dias de noite eu desmaiava de cansaço, mas valeu a pena. Tiveram muitos trabalhos maravilhosos e mesmo os que não foram excelentes nos dava gosto ver a dedicação e empolgação da maioria de vocês. Acho que este tipo de semana permite aprendizado variado e expressão mais autêntica dos estudantes. No festival as barraquinhas ficaram legais, mesmo sendo feitas de última hora. Vocês estavam cansados deram conta do recado super bem. Provei alguns pratos, mas infelizmente não pude curtir tudo o que eu queria por conta do fórum. Esse foi denso, com muitas questões importantes e debatedores de peso. Senti orgulho de vocês, pois foram educados, pacientes e, apesar de não conseguirem falar mais, se expressaram bem. Conseguimos reunir uma vasta gama de perguntas. Pena a participação estudantil não ser maior por conta do atraso e a quantidade de pessoas na mesa de debate. Da próxima vez: 1) farei o fórum em dia diferente do festival; 2) farei com menos turmas (talvez por série); 3) organizarei com mais antecedência; 4) chamarei menos debatedores externos (no máximo 4 na mesa); 5) farei em dia de aula normal (enquanto umas turmas estão no fórum outras estão em sala com os outros professores).

Pensar as falhas e em que poderíamos melhorar é bom para evoluirmos, sempre buscando a excelência. No entanto, essa busca não pode nos paralisar. É melhor fazer do jeito que der do que deixar de lado o sonho. Tentei quebrar o ciclo vicioso expressado em um dito disseminado nesta escola há anos: "não dá pra fazer nada neste colégio". Hoje provamos que dá, é só querer e trabalhar para isso.

Na próxima aula debateremos a partir dos relatórios sobre os 3 eventos da semana e do filme da Hannah Arendt, à luz do tema 
AUTONOMIA E AUTORIDADE, trabalhado na última semana de aula antes das férias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário