Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



segunda-feira, 6 de abril de 2020

Ampliação da quarentena, ciência e teleaulas.

Amores,

agora ficaremos até dia 31 de maio sem aulas, podendo ampliar esse período. Para aqueles que ainda têm um pouco de dificuldade para entender a importância desse isolamento, segue um vídeo muito didático e curto para explicar o pensamento e as táticas sanitaristas de blindagem social.



Esse vídeo faz a gente refletir sobre a importância das vacinas e do conhecimento científico para a saúde pública. Espero que esse momento traga luz ao mundo e saiamos mais fortalecidos enquanto seres humanos e sociedade. O conhecimento acumulado precisa ser valorizado para enfrentarmos adequadamente os problemas. Segue outro vídeo com enfoque na questão econômica:


Essa explicação é baseada na teoria do Keynes, economista britânico no começo do séc XX. Esse conteúdo é mais trabalhado no 2º ano, enquanto o do primeiro vídeo dialoga mais com a temática do 1º ano. Porém, ambos elucidam a nossa situação atual e ajudam a fazermos escolhas mais efetivas, baseados em estudos científicos.

Valorizar os estudos é a base para construirmos uma cultura mais preparada para as crises. Assim, façam a parte de vocês. A partir dessa semana começam as teleaulas pela TV Justiça (canal 53.1). As do Ensino Médio serão nas terças e quintas. Segue o link com as informações detalhadas:

http://www.se.df.gov.br/nesta-segunda-secretaria-de-educacao-estreia-na-tv-estudantes-participem/

Quadro geral das aulas

 
Aulas mais voltada a vocês






Temas aulas desta terça-feira.

1ª série EM (Filosofia) – Epicurismo: Carta a Meneceu.


2ª série EM (Língua Portuguesa) – Período simples x período composto, abordando as orações subordinadas.

3ª Série EM (História) – República Velha: República das Espadas e República Oligarquica.


Quero que todas as aulas de humanas que vejam sejam comentadas no caderno de vocês. Digam o que acharam, aprenderam, tiveram dúvidas e o que sugerem. Também podem traçar relações com outros conteúdos aprendidos em aulas e aqui, ou com a vida de vocês. Vou dar o exemplo:

Comecei a assistir hoje as teleaulas com minha filha de 5 anos, meu filho de 10 e um colega dele de 13. A que eu mais gostei foi a da faixa etária infantil. Foi adequado para a Elisa e a estimulou a desenhar e escrever . A de história do Allan foi divertida, mas ele entendeu pouco. Já a para anos finais foi muito chata e arcaica. Acho que poderiam ter aproveitado melhor as tecnologias de informação para ficar mais atrativo. Acabei passando uma redação aos meus filhos sobre a importância da escola. Depois teve dicas de redação para concursos voltado ao público de Ensino médio. Explica o que será avaliado no texto. Competência 1: correção gramatical. Competência 2: compreensão do tema e capital simbólico (argumentos). Competência 3: expressão da opinião de maneira articulada. Competência 4: capacidade de estruturar frases, orações, parágrafos e o texto como um todo (conexão das ideias). Competência 5: capacidade de propor soluções para o problema analisado de maneira coerente. Foi claro e didático. Pode ajudar vocês em seus comentários também. Quanto mais treinarem melhor ficarão. Agora vou fazer o almoço e da casa. Estou tendo pouco tempo para me dedicar ao trabalho e aos meus estudos porque estou sem empregada e com muita gente dependendo de mim. Imagino que vários de vocês também passam pela mesma situação. Os que têm o privilégio de estarem mais livrem aproveitem para se qualificarem  mais. Assim, voltaremos mais fortalecidos como comunidade, trazendo aprendizados novos para trocar e contribuir na reconstrução social.







Nenhum comentário:

Postar um comentário