nesta semana fizemos os debates entre direita, esquerda e centro com o objetivo de treinarmos a argumentação fundamentada e respeitosa. Além disso, analisamos os gráficos das pesquisas quantitativas feitas em sala. Segue os resultados:
Gráfico de cada turma de 3º ano
Gráfico geral das turmas de 3º ano
O fato do centro ser grande já era esperado, até porque ainda não havia explicado sobre direita e esquerda e a maioria podia nem saber quais os elementos caracterizadores de cada lado. O surpreendente para mim foi a esquerda ser o dobro da direita. Normalmente ocorre o oposto, como visto na pesquisa com os segundos anos feitos no semestre anterior:
Gráfico geral das turmas de 2º ano a partir da pergunta: Você é a favor do capitalismo?
Então refleti que a diferença nos resultados ocorreu mais por conta do isolamento do fator econômico na definição de esquerda, centro e direita, no caso do segundo ano. Provavelmente os alunos do terceiro que se posicionaram à esquerda estivessem mais motivados por questões culturais e sociais, também importantes na polarização atual. Então, fiz uma tabela esclarecendo as diferentes posições político-ideológicas de acordo com cada aspecto:
ASPECTO
|
ESQUERDA
|
CENTRO
|
DIREITA
|
Categorias
|
anarquistas, socialistas e social democratas
|
mediadores, utilitaristas e fisiológicos
|
liberais, positivistas e conservadores
|
Contratualistas
|
Rousseau
|
contrato social (os três)
|
Locke e Hobbes
|
Clássicos
|
Marx
|
Weber
|
Durkheim
|
Histórico
|
revolução francesa: jacobinos
|
varia de acordo com o contexto
|
revolução francesa: girondinos
|
defesa dos trabalhadores
|
defesa do contrato social
|
defesa da burguesia
|
|
Guerra Fria
|
URSS
|
democratas, progressistas e pacifistas
|
EUA
|
Econômico
|
críticos ao capitalismo
|
melhorar o que temos
|
a favor do capitalismo
|
Cultural
|
defesa das minorias e oprimidos. exemplos: negros,
mulheres, LGBTQ, índios, sem terras...
|
Tolerância e paz
|
respeito às escolhas individuais (liberais)
tradição, moralismo, fé e nacionalismo (conservadores)
|
Social
|
inclusão
|
União
|
meritocracia
|
Político
|
empoderamento movimentos sociais
|
Acordos
|
fortalecimento do indivíduo (liberais)
reforço instituições sociais (conservadores)
|
Lema
|
justiça social e igualdade
|
fraternidade e equilíbrio
|
ordem e progresso
|
Partidos
|
PCO, PSTU, PSOL, PCB, PCdoB, PT, PSB, PPS, PMN, Rede
|
PV, PDT, PTB, PRTB,MDB, PSDB,PSD, PROS, PMB, PODE, Solidariedade, Avante
|
DEM, PRB, PP, PSC,DC, PSL, PHS, DC, NOVO, Patriota
|
Mas qual o objetivo de marcar tanto as diferenças ideológicas de cada polaridade? A ideia é ao definirmos claramente os TIPOS PUROS (recurso teórico-metodológico proposto por Weber) podemos compreender os VETORES SOCIAIS que nos influenciam e se misturam na sociedade, possibilitando acordos e maior poder de intervenção neles.
A postura de todas as turmas nos debates foi elegante, com fundamentações interessantes. Usamos a canção do John Lennon e da Yoko Ono para fomentar a discussão. Ela se remete a uma UTOPIA de paz, porém é polêmica por questionar alguns pilares da nossa sociedade. Ser capaz de imaginar para além do que vivemos é fundamental às inovações e grandes invenções. Segue a música com a letra e a tradução
Imagine (Yoko Ono /
John Lennon · )
Imagine there's no
heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the
people
Living for today
Imagine there's no
countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or
die for
And no religion too
Imagine all the
people
Living life in peace
You may say I'm a
dreamer
But I'm not the only
one
I hope some day
you'll join us
And the world will
be as one
Imagine no
possessions
I wonder if you can
No need for greed or
hunger
A brotherhood of man
Imagine all the
people
Sharing all the
world
You may say I'm a
dreamer
But I'm not the only
one
I hope some day
you'll join us
And the world will
live as one
TRADUÇÃO
Imagine não existir
paraíso
É fácil se você
tentar
Nenhum inferno
abaixo de nós
Acima de nós apenas
o céu
Imagine todas as
pessoas
Vivendo o presente
Imagine não existir
países
Não é difícil
Nada pelo que matar
ou morrer
E nenhuma religião
também
Imagine todas as
pessoas
Vivendo a vida em
paz
Você pode dizer que
sou um sonhador
Mas não sou o único
Tenho esperança de
que um dia você se unirá a nós
E o mundo será como
um só
Imagine não existir
propriedades
Me pergunto se você
consegue
Sem necessidade de
ganância ou fome
Uma fraternidade do
Homem
Imagine todas as
pessoas
Compartilhando o
mundo inteiro
Você pode dizer que
sou um sonhador
Mas não sou o único
Tenho esperança de
que um dia você se unirá a nós
E o mundo será como
um só
Algumas turmas tiveram menos tempo para a discussão por conta da paralisação de terça-feira. A manifestação do dia 13/08 (meu aniversário) era para lutar pelos DIREITOS SOCIAIS: educação e previdência. A CIDADANIA é feita de direitos e deveres. A ampliação dos direitos foram ocorrendo ao longo da lutas históricas e esses são basicamente de três tipos:
1) DIREITOS CIVIS: de ir e vir, se expressar livremente, de professar sua fé, de ter sua individualidade respeitada, de ter sua integridade física e moral preservada independente de suas escolhas ideológicas.
2) POLÍTICOS: de se manifestar, de se organizar politicamente, de participar de qualquer partido ou movimento social pacífico, de votar e ser votado;
3) SOCIAIS: educação, seguridade, saúde, transporte, moradia, alimentação, direitos trabalhistas, entre outros.
Segue algumas fotos da manifestação:
Tenho o dever de repor o dia paralisado, que será feito dia 24/8 (sábado próximo) com entrega de boletins e oficina de permacultura. No dia anterior, sexta 23/8, o grêmio está organizando um Sarau para arrecadar, com a venda de comidas, artesanato e bazar, recursos para o projeto de sustentabilidade. O sarau é gratuito e aberto a todos. Será no auditório externo de 17h às 19h. Quem quiser se apresentar ou contribuir nos procure. Valerá nota para a gincana ecológica que, além do prêmio (passeio ecológico), ganhará pontos em várias disciplinas. Segue o flyer:
Nossa ideia é melhorarmos a escola, colocando nossas utopias em prática. Queremos aproveitar as diferentes disciplinas, projetos e pessoas para termos um ambiente mais agradável e eficaz. Laboratório, coleta seletiva, arte, aulas fora de sala, integração dos diferentes setores, plantar e colher. Tudo isso está sendo pensado, discutido e desde o começo do ano. Agora está na hora de começar a implementar. Segue alguns exemplos do que podemos fazer:
"Todos juntos somos fortes!" (Saltimbancos - Chico Buarque)
Nenhum comentário:
Postar um comentário