Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 9 de junho de 2019

Debates avaliativos, cadernos e projetos coletivos

Estamos na reta final do semestre. Faltam somente 2 semanas de aula para acabarmos nossos encontros regulares. Nessas aulas começamos os debates avaliativos finalizando a leitura dos últimos capítulos da unidade 2 do livro didático. Relacionamos com filmes, textos, eventos anteriores e questões do cotidiano. Em cada turma tivemos aulas diferentes, pois elas são abertas, variando de acordo com as intervenções de vocês. Muitas turmas renderam bem e consegui inclusive fazer dinâmicas, sempre bastante atrativas aos estudantes. Algumas se perderam um pouco nos exemplos, a ponto de eu ficar desconfiada das boas intenções dos alunos: pareciam estar querendo enrolar a aula. Isso drena um pouco minha energia e perco um pouco o ânimo para me dedicar tanto. Mas no geral, os resultados foram bons e quem quis aproveitou bem. Na próxima aula formaremos novos grupos e faremos mais 2 trabalhos: um de debate ideológico ou outro painel/vídeo fechando tudo visto. Levem os cadernos pois será o último momento que os avaliarei. Devem ter escrito os comentários de todas as aulas, ou postagens do blog se tiverem faltado, exercícios dos livros, roteiros dos filmes (abaixo segue os dados nesta semana em contra-turno), comentários das atividades extraclasse como tivemos neste sábado. Apesar de terem vindo poucos alunos do matutino, os que vieram fizeram a diferença! Foram proativos e se colocaram bem tanto no vôlei, no manejo agroflorestal, como na discussão com os professores sobre a Expofreire e a Festfreire. Estava muito descrente frente a este encontro no início, pois fiquei frustrada com a quantidade de estudantes envolvidos e achei que haveriam conflitos graves entres os professores. Mas apesar das discordâncias, e mesmo algumas deselegâncias, as coisas aconteceram, se resolveram, fazendo eu sair mais animada com projetos coletivos futuros. Segue fotos e detalhes dos projetos coletivos logo após o roteiro do filme passado quinta:


 FILME A MÁQUINA




 Na quinta, vários estudantes assistiram no auditório o filme A Máquina. A atitude foi ótima e o debate também. Quem não viu conosco pode buscar o filme na íntegra e fazer o exercício abaixo:


ROTEIRO FILME A MÁQUINA

1) Por que Karina quer sair de Nordestina? Explique relacionando com o que o livro fala sobre o legado histórico e econômico do trabalho e da desigualdade no Brasil.
2) Qual a influência da TV sobre Karina? Analise a questão à luz dos conceitos de indústria cultural, razão instrumental x comunicativa (Habermas), habitus e violência simbólica (Bourdie) e ideologia/alienação (Marx).
3) Em que cenas fica explícito a influência do capital, da multinacionais, na programação e na formação dos consumidores?
4) Em que cena está implícito o racismo disseminado pela mídia? Em que medida o filme se aproxima mais da Democracia Racial de Gilberto Freire, mas reproduz problemas do racismo apontado por Florestan Fernandes?
5) Como Antônio consegue trazer o mundo para Karina? Em que essa estratégia no faz refletir sobre o poder da TV nos dias atuais?
6) Antônio é tido como louco. Analise o tema a partir dos conceitos de TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO SOCIAL. Compare também com a loucura apresentada no filme TheWall.
7) Antônio inventou coisas sobre o futuro das pessoas que depois foram se realizando. Por que isso aconteceu? Qual a relação entre sonho e realidade, entre teoria e prática, entre ideologia e materialidade.
8) O filme traz uma poética, valorizando a cultura brasileira, nordestina e popular. O que você achou dessa estética? Justifique.
9) Alguns estudantes não gostam do filme porque ele é brasileiro. Vários dizem nem se interessar pela trama simplesmente por ser um filme nacional, que na visão deles é de pior qualidade. O que você acha desse pensamento e postura? Quais as suas causas e consequências? O que esse pensamento tem a ver com a teoria da dependência apresentada por Caio Prado Jr. e Celso Furtado?
10) Que elementos caracterizam este filme como contra-ideológico?
11)  Que relações você traça entre este filme e os outros vistos neste ano?

 
 MANEJO AGROFLORESTAL NO PF





Relatos de quem estava com a mão na massa: "Fizemos um canteiro em formato de núcleo bem simples, tudo feito na picareta e com ajuda de todos envolvidos. Plantamos banana, pequi, quaresemeira, lavanda e sementes de melão e mamão. Tivemos o apoio de 4 meninas estudantes do PF, dos professores Eduardo e Renato e do pessoal do CEMA/Unb.  As partilhas foram muito legais, as próximas intervenções serão mais planejadas e mais complexas. Tentaremos envolver mais pessoas e mais estudantes, nas próximas atividades. Foi somente um dos nossos primeiros passos, então quem não pode participar ainda teremos muitas outras atividades, é só colar."(Renato e Mariana) O próximo dia de atividade será na primeira terça-feira de julho (02/07) e será uma reunião na escola com representantes de todas as turmas, professores e funcionários pra gente planejar as próximas intervenções desse projeto e de outro juntos.

AVALIAÇÃO EXPOFREIRE






Os estudantes que estavam lá falaram suas visões. Depois apresentei os resultados das pesquisas em sala sobre a opinião dos segundos anos acerca da feira.  Comecei com os gráficos dos dados quantitativos:

 GRÁFICO RESPOSTAS POR TURMA


Então somei todos as respostas em um só gráfico geral dos segundos anos: 

Por fim, mostrei os dados qualitativos, organizados a partir dos grupos focais na seguinte tabela: 


ELOGIOS CRÍTICAS SUGESTÕES
UNIÃO SOBRECARGA EM ALGUNS APOIO MOTIVACIONAL E FÉ NOS ESTUDANTES
DEDICAÇÃO POUCA AUTONOMIA MELHOR COMUNICAÇÃO
ESTUDO GASTOS DESNECESSÁRIOS GENTILEZA NO TRATO
INTERAÇÃO ESCOLA SEM APOIO MATERIAL  MAIS ORIENTAÇÃO DO TEMA
NOTA MELHOR QUE A VG POUCO APOIO PEDAGÓGICO SUPORTE MATERIAL
SAI DA ROTINA COMUNICAÇÃO RUIM MAIS TEMPO PARA PREPARAÇÃO 
APRENDIZADO DIVERSIFICADO DESRESPEITOS INFORMAÇÕES E VISITAÇÕES OUTRAS FEIRAS
APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DESGASTES FEIRA COMO EXPRESSÃO DOS PROJETOS DA ESCOLA
AUTONOMIA E DIVERSIDADE DE ESCOLHAS


 Os professores apresentaram as seguintes sugestões que consegui captar, nos momentos que fiquei no debate:


SUGESTÕES DOS PROFESSORES
filmagem das apresentações pelas turmas para facilitar possíveis seleções
definição de um professor por turno para orientação do mídia com poder 
definição detalhada da avaliação nas coordenações anteriores à feira
visitação das apresentações turno contrário com acompanhamento professores
estímulo da participação dos pais para maior integração e segurança
horário de revezamento no portão para atendimento mais humanizado
orientador com no mínimo uma turma, máximo 2 turmas
QG do mídia com suporte material (impressora, fita, papel, grampeadores, pastas)

plebiscito (nas provas?)
mais tempo para organizar a feira
palestra/ fórum único por bloco sobre as regras e funcionamento da expofreire
só orientar quem for da turma que estiver dando aulas
feiras diferentes em cada turno
tranpor projetos do professor para a feira
mídia escolhidos responsáveis e bem preparada
eleição do professor orientador do mídia em coordenação
valorizar o lado cultural e o esforço dos meninos
votação com proposição de atuação na feira
mostrar mais a união do corpo docente aos estudantes
projeto construído com os alunos até o final do ano 
formação do mídia show pela orientação educacional 
abrir para inovações tecnológicas
horários previamente estabelecidos
acolhimento e humanização
maior interação entre os turnos
utilização de materiais recicláveis


 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE FESTA JUNINA DO GRÊMIO (FESTFREIRE 2019)




 REUNIÕES DOS ESTUDANTES



Teve momentos em que os estudantes sentaram para detalhar os projetos, com auxilio de poucos professores e o SOE. Foi um momento rico para aprendizado sobre as sutilezas nas relações em projetos coletivos. Ficou definido:


Dia da festa 29/6/2019
HORÁRIO: 10h  às 15h (8h às 10h decoração/montagem e 15h às 16h)
GINCANA arrecadação de alimentos e material (Neusa e Renato valendo pontuação para Copa Freire). Arrecadação dias:11/6 a 25/6   horário: 12h15  13h  local: representante entrega ao grêmio
QUADRILHA: ensaios - 12h20 até 12h50 (terça, sexta-feira)
Outros detalhes serão compartilhados oportunamente.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário