FILME A MÁQUINA
ROTEIRO FILME A
MÁQUINA
1) Por que Karina quer sair de
Nordestina? Explique relacionando com o que o livro fala sobre o legado
histórico e econômico do trabalho e da desigualdade no Brasil.
2) Qual a influência da TV sobre
Karina? Analise a questão à luz dos conceitos de indústria cultural, razão
instrumental x comunicativa (Habermas), habitus e violência simbólica (Bourdie)
e ideologia/alienação (Marx).
3) Em que cenas fica explícito a
influência do capital, da multinacionais, na programação e na formação dos
consumidores?
4) Em que cena está implícito o
racismo disseminado pela mídia? Em que medida o filme se aproxima mais da
Democracia Racial de Gilberto Freire, mas reproduz problemas do racismo
apontado por Florestan Fernandes?
5) Como Antônio consegue trazer o
mundo para Karina? Em que essa estratégia no faz refletir sobre o poder da TV
nos dias atuais?
6) Antônio é tido como louco. Analise
o tema a partir dos conceitos de TRANSFORMAÇÃO E CONSERVAÇÃO SOCIAL. Compare
também com a loucura apresentada no filme TheWall.
7) Antônio inventou coisas sobre
o futuro das pessoas que depois foram se realizando. Por que isso aconteceu?
Qual a relação entre sonho e realidade, entre teoria e prática, entre ideologia
e materialidade.
8) O filme traz uma poética,
valorizando a cultura brasileira, nordestina e popular. O que você achou dessa
estética? Justifique.
9) Alguns estudantes não gostam
do filme porque ele é brasileiro. Vários dizem nem se interessar pela trama simplesmente
por ser um filme nacional, que na visão deles é de pior qualidade. O que você
acha desse pensamento e postura? Quais as suas causas e consequências? O que
esse pensamento tem a ver com a teoria da dependência apresentada por Caio
Prado Jr. e Celso Furtado?
10) Que elementos caracterizam
este filme como contra-ideológico?
11) Que relações você traça entre este filme e os
outros vistos neste ano?
MANEJO AGROFLORESTAL NO PF
Relatos de quem estava com a mão na massa: "Fizemos um canteiro em formato de núcleo bem simples, tudo feito na picareta e com ajuda de todos envolvidos. Plantamos banana, pequi, quaresemeira, lavanda e sementes de melão e mamão. Tivemos o apoio de 4 meninas estudantes do PF, dos professores Eduardo e Renato e do pessoal do CEMA/Unb. As partilhas foram muito legais, as próximas intervenções serão mais planejadas e mais complexas. Tentaremos envolver mais pessoas e mais estudantes, nas próximas atividades. Foi somente um dos nossos primeiros passos, então quem não pode participar ainda teremos muitas outras atividades, é só colar."(Renato e Mariana) O próximo dia de atividade será na primeira terça-feira de julho (02/07) e será uma reunião na escola com representantes de todas as turmas, professores e funcionários pra gente planejar as próximas intervenções desse projeto e de outro juntos.
AVALIAÇÃO EXPOFREIRE
Os estudantes que estavam lá falaram suas visões. Depois apresentei os resultados das pesquisas em sala sobre a opinião dos segundos anos acerca da feira. Comecei com os gráficos dos dados quantitativos:
GRÁFICO RESPOSTAS POR TURMA
Então somei todos as respostas em um só gráfico geral dos segundos anos:
Por fim, mostrei os dados qualitativos, organizados a partir dos grupos focais na seguinte tabela:
ELOGIOS | CRÍTICAS | SUGESTÕES |
UNIÃO | SOBRECARGA EM ALGUNS | APOIO MOTIVACIONAL E FÉ NOS ESTUDANTES |
DEDICAÇÃO | POUCA AUTONOMIA | MELHOR COMUNICAÇÃO |
ESTUDO | GASTOS DESNECESSÁRIOS | GENTILEZA NO TRATO |
INTERAÇÃO ESCOLA | SEM APOIO MATERIAL | MAIS ORIENTAÇÃO DO TEMA |
NOTA MELHOR QUE A VG | POUCO APOIO PEDAGÓGICO | SUPORTE MATERIAL |
SAI DA ROTINA | COMUNICAÇÃO RUIM | MAIS TEMPO PARA PREPARAÇÃO |
APRENDIZADO DIVERSIFICADO | DESRESPEITOS | INFORMAÇÕES E VISITAÇÕES OUTRAS FEIRAS |
APRENDIZADO SIGNIFICATIVO | DESGASTES | FEIRA COMO EXPRESSÃO DOS PROJETOS DA ESCOLA |
AUTONOMIA E DIVERSIDADE DE ESCOLHAS |
Os professores apresentaram as seguintes sugestões que consegui captar, nos momentos que fiquei no debate:
SUGESTÕES DOS PROFESSORES | |
filmagem das apresentações pelas turmas para facilitar possíveis seleções | |
definição de um professor por turno para orientação do mídia com poder | |
definição detalhada da avaliação nas coordenações anteriores à feira | |
visitação das apresentações turno contrário com acompanhamento professores | |
estímulo da participação dos pais para maior integração e segurança | |
horário de revezamento no portão para atendimento mais humanizado | |
orientador com no mínimo uma turma, máximo 2 turmas | |
QG do mídia com suporte material (impressora, fita, papel, grampeadores, pastas) | |
plebiscito (nas provas?) | |
mais tempo para organizar a feira | |
palestra/ fórum único por bloco sobre as regras e funcionamento da expofreire | |
só orientar quem for da turma que estiver dando aulas | |
feiras diferentes em cada turno | |
tranpor projetos do professor para a feira | |
mídia escolhidos responsáveis e bem preparada | |
eleição do professor orientador do mídia em coordenação | |
valorizar o lado cultural e o esforço dos meninos | |
votação com proposição de atuação na feira | |
mostrar mais a união do corpo docente aos estudantes | |
projeto construído com os alunos até o final do ano | |
formação do mídia show pela orientação educacional | |
abrir para inovações tecnológicas | |
horários previamente estabelecidos | |
acolhimento e humanização | |
maior interação entre os turnos | |
utilização de materiais recicláveis |
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE FESTA JUNINA DO GRÊMIO (FESTFREIRE 2019)
REUNIÕES DOS ESTUDANTES
Teve momentos em que os estudantes sentaram para detalhar os projetos, com auxilio de poucos professores e o SOE. Foi um momento rico para aprendizado sobre as sutilezas nas relações em projetos coletivos. Ficou definido:
Dia da festa 29/6/2019
HORÁRIO: 10h às 15h
(8h às 10h decoração/montagem e 15h às 16h)
GINCANA arrecadação de alimentos e material (Neusa e
Renato valendo pontuação para Copa Freire). Arrecadação dias:11/6 a 25/6 horário: 12h15 13h
local: representante entrega ao grêmio
QUADRILHA: ensaios - 12h20 até 12h50 (terça, sexta-feira)
Outros detalhes serão compartilhados oportunamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário