Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 2 de junho de 2019

Conterrâneos, The Wall, CLDF, livros e recuperação continuada

Amores,

nessa semana passei trechos filmes e olhei cadernos. Os vídeos que passo em sala são mais difíceis e necessitam de explicações minhas. Nas aulas que efetivamente dei, a atenção e compreensão foram boas, no entanto as que eu "subi" ficaram prejudicadas. Por isso, das próximas vezes subo aula somente para liberar um horário mais cedo ao invés de dois. Assim, terei tempo para dar as explicações necessárias e fazer avaliações orais. Os filmes nos ajudam a trazermos para a nossa realidade cotidiana as teorias sociológicas, aplicando concretamente os conceitos trabalhados nos livros. Além disso, trazem relações com os eventos que tivemos, como a palestra/ dinâmica sobre Bulling na segunda e os passeios à Câmara Legislativa. Pelos filmes podemos identificar elementos estruturais da sociedade capitalista influenciando na vida pessoal de todos nós. Como o tempo é curto para tanto conteúdo, acabo passando trechos em aula e passarei 2 ou 3 filmes no turno contrário ou nos sábados de reposição. Dia 6/6 (quinta), passarei o filme " A Máquina" de João Falcão, roteiro adaptado do livro com mesmo nome da autora Adriana Falcão. Esse filme é difícil de encontrar na íntegra, por isso aconselho que todos venham assistir no auditório externo, pois cairá em prova. Dia 8/6 (sábado), teremos 3 atividades na escola: uma avaliando a Expofreire somente com representantes de cada setor; outra manejo agroflorestal (aberto a todos) e a terceira passarei o filme "O menino e o Mundo" na minha sala. As atividades começam às 8h com lanche comunitário e depois cada um seguirá para a atividade de interesse. A presença dos pais valerá décimos extras para mim, assim como a dos estudantes.
Em algumas turmas conseguimos fazer um pouco de prova oral baseada nas questões colocadas na postagem anterior, mas em todas continuaremos nesta semana. Na próxima aula, os grupos 1 e 2 terão 10 minutos cada para apresentarem os capítulos 9 e 10 (respectivamente) do livro didático Sociologia Hoje, entregue pela escola. Valerá como recuperação continuada. Os outros grupos farão prova oral acerca dos mesmos capítulos relacionando com tudo visto anteriormente. Assim, nesta semana completaremos a leitura e compreensão dos livros. É fundamental que tragam esse material, inclusive isso será avaliado. A participação oral, a escrita e as atividades extraclasse tem pontuação na média e extra, podendo servir também como recuperação continuada. Os passeios na Câmara Legislativa do DF, estavam previstos como pontos na média, mas quem foi na quarta e na sexta terão extras. Na quarta a postura do grupo foi ótima. Infelizmente na sexta a educação dos alunos deixou a desejar. Na hora das palestras sobre Meio Ambiente houve muita conversa, brincadeiras fora de contexto e uso acintoso de celulares. No final, quando houve as apresentações de dança das crianças a postura foi boa. Assim, a avaliação será condicionada a explanação em aula de quanto aprenderam. Isso ajudará a todos incluir os eventos no conteúdo dado e nas relações com os filmes. Segue abaixo os filmes passados em aula e as fotos dos eventos:


Conterrâneos Velhos de Guerra ( primeira parte)

Roteiro de questões na postagem anterior



The Wall (O Muro) (trechos)












Palestra/ Dinâmica sobre Bulling






Câmara Legislativa do DF

Quarta 29/05 - Civismo, arte e Racismo







Sexta (31/05) - Gestão Ambiental e Sustentabilidade




Nenhum comentário:

Postar um comentário