Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 7 de abril de 2019

Desgastes, avaliação oral de leituras e análise de discursos

Pessoal,

tenho tentado levar com leveza as aulas, inclusive faço viagens em cada bimestre para voltar com energia e paciência. Porém, recebo reclamações infundadas de alunos em diversas turmas, que têm me desgastando bastante. Por isso, estou escrevendo no último momento do fim de semana. Fico chateada em me esforçar para preparar exercícios que alguns me pediram no ano passado para ajudar na compreensão e agora outros ficam reclamando que tem trabalho demais. Como aprender sem esforço algum? Sinto que muitos querem aprender sem pensar, sem sair de sua zona de conforto, mas acho isso impossível. Sentem dificuldade e preferem culpar os outros pelos seus problemas ao invés de buscar novos recursos. Considero fundamental o questionamento de vocês sobre tudo, porém com vistas ao crescimento, não à estagnação. Devem perguntar para saber mais, ao invés de demonstrar ódio ao conhecimento. Mesmo assim, sou resiliente. Continuarei passando os exercícios, que valem pontos extras e preparam para as avaliações orais, para aqueles que querem se aprimorar. Nas próxima aulas, cobrarei a leitura dos capítulos 6,7 e 8. Farei questionamentos em sala relacionando com os filmes vistos e os que passarei nesta semana. Depois faremos um debate entre os grupos cada um defendendo o ponto de vista de um autor clássico na análise de um tema. A ideia é aperfeiçoarmos a análise dos discurso presentes nos filmes, textos e falas, de modo a compreender melhor os contextos materiais e ideológicos que os criam e os alimentam. Fizemos um pouco disso nessa semana com as cartas, os filmes e as linhas ideológicas (Romantismo, cristianismo, realismo, iluminismo, etc). Agora faremos com os clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber). Segue abaixo o primeiro vídeo e as questões que farei na avaliação oral da próxima aula:


1) Como Durkheim analisaria a questão apresentada nesse filme?
2) Como Marx analisaria?
3) Como Weber analisaria?
4) Qual análise clássica mais se aproxima da perspectiva apresentada no filme?


5 comentários:

  1. Essas questões sobre esse curta precisa estar no caderno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais atividades feitas no caderno melhor o aprendizado e a nota também. Mas as questões são cobradas mesmo em sala como prova oral. A parte escrita vale décimos extras.

      Excluir
  2. Respostas
    1. O objetivo aqui é aprofundarmos nosso senso crítico, nossa compreensão coletiva. Espero que surta efeitos positivos.

      Excluir