Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 13 de abril de 2019

Debate dos clássicos e painel em grupo

Amores,

nessa semana me senti bem nas turmas. Sempre foi um desafio para mim obrigá-los a ler o livro didático. Sei que a escrita dele é um tanto enfadonha, mas sinto ser meu dever usá-lo, já que foi dinheiro e trabalho de uma nação inteira investidos nele. Além disso, ler textos fora da nossa zona de conforto amplia nossos recursos. Então resolvi utilizar um método de uma professora minha de história do Setor Oeste, quando fiz meu Ensino Médio: debate competitivo entre grupos a partir das disputas ideológicas. Na época foi entre índios e portugueses, porém agora adaptei para as teorias dos clássicos da Sociologia (Durkheim, Weber e Marx). Achei o resultado bem positivo. Em todas as turmas vários estudantes conseguiram aplicar os conceitos na análise da realidade e os que ficaram só observando puderam perceber claramente as diferenças ideológicas entre eles.  Durkheim é positivista, funcionalista e conservador. Marx, como a maioria já suspeitava, é dialético, revolucionário e socialista. Weber, um pouco mais difícil de enquadrar, está dentro de um paradigma utilitarista, na medida em que procura compreender as relações entre as ações sociais dos indivíduos com vistas ao empoderamento desses. Só de vocês evidenciarem que os autores são contraditórios e complementares entre si, já valeu a minha docência da semana. No entanto, além disso, vocês foram elegantes e organizados coletivamente. Poucos alunos ficaram alheios, mesmo assim sem atrapalhar. Parabéns! Nos próximos bimestres pretendo fazer mais debates, nos quais iremos nos aprimorando.

Na próxima aula, vocês confeccionarão o painel do grupo com o tema: "O que aprendemos em Sociologia no primeiro bimestre". Os objetivos desse trabalho são: treinamento da organização coletiva, revisão do conteúdo de maneira articulada, aprendizagem significativa (levar para a prática o que aprendeu na teoria), expressão estudantil e avaliação coletiva dos resultados dos processo ensino aprendizagem. Vocês devem trazer todo o material necessário para confecção em somente um horário de aula (45min). Isso valerá ponto de organização. Depois apresentarão em 5 minutos o painel iniciando com a leitura da redação (cada um deverá falar pelo menos um pouco sobre o que fez e aprendeu). O painel e a redação devem estar coerentes, claros, organizados e bem articulados. Devem trazer todo o conteúdo do bimestre inter-relacionado. Segue abaixo listagem com tudo o que foi dado neste bimestre em Sociologia para auxiliar no estudo e na divisão de tarefas entre vocês:

DINÂMICAS, LEITURAS E EXERCÍCIOS:

- ACESSO E LOCALIZAÇÃO SOCIAL
- REDAÇÃO "ONDE ESTAMOS"
- QUESTÕES TEMA TRABALHO
- CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES (CARLOS NOVAES) CAPÍTULOS: 1,2,3,4,5 e 16
- CARTAS: CACIQUE SEATLE E PAPA LEÃO XIII
- LIVRO DIDÁTICO (SOCIOLOGIA HOJE) CAPÍTULOS: 6,7 e 8

FILMES:

- ILHA DAS FLORES
- A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
- TEMPOS MODERNOS
- A REVOLUÇÃO EM DAGENHAM
- OS MISERÁVEIS
- O EMPREGO

ATIVIDADES EXTRA CLASSE COM TEMÁTICA OBRIGATÓRIA:

- EXPOSIÇÃO CCBB: REALISMO
- PALESTRA: ÁGUA, CERRADO E SUSTENTABILIDADE

CONCEITOS GERADORES:

- ESTRUTURA E CONJUNTURA
- TRABALHO
- RELAÇÕES DIALÉTICAS
- TRANSFORMAÇÃO
- MODOS DE PRODUÇÃO
- MATERIALISMO HISTÓRICO
- PROPRIEDADE PRIVADA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO
- ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
- ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DE CAPITAL
- MAIS VALIA
- EXÉRCITO INDUSTRIAL DE RESERVA
- CLASSES  SOCIAIS E CONFLITOS
- IDEOLOGIA
- ESTADO COMO APARELHO DA ELITE
- REPRODUÇÃO SOCIAL
- ALIENAÇÃO
- REIFICAÇÃO

- FATO SOCIAL
- FUNCIONALISMO
- SOLIDARIEDADE ORGÂNICA
- ANOMIA
- AÇÃO SOCIAL
- RACIONALIZAÇÃO E DESENCANTAMENTO
- DOMINAÇÃO


2 comentários:

  1. Professora,mas esta ordem dos conteúdos,é a ordem cronológica em que foram apresentados ou é apenas uma listagem dos conteúdos ?

    ResponderExcluir
  2. Os textos estão na ordem. O restante não

    ResponderExcluir