Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 26 de agosto de 2018

Visões diferentes sobre pessoas, fatos e lugares

Pessoas dedicadas,

nessa semana trabalhamos conteúdos bem diferentes entre as turmas de 1º e 2º anos, mas teve uma coisa em comum: vimos que existem visões diversas acerca da história.
 No 1º ano trabalhamos a fala da Chimamanda Adichie sobre "O perigo da história única" que geram estereótipos e limitam nossa visão e relação com o mundo. Eles podem ser quebrados com diálogo e abertura a outras histórias e percepções. Como visto no final do filme "7 minutos", o ator percebe que errou achando estar fazendo o certo, pois estava preso à sua perspectiva. Por isso, Paulo Freire dá tantas dicas para podermos manter um diálogo efetivo em nosso processo de aprendizagem.
No 2º ano, vimos o filme "Os Miseráveis", que traz o contexto social da Revolução Francesa, início do Capitalismo. As contradições e contraposições evidentes no filme, são mais marcadas quando correlacionamos os textos do Papa Leão e do Cacique Seattle, juntamente com as frase de Rousseau e os capítulos do livro "Capitalismo para Principiantes". Compreender essas diferentes visões sobre a nossa sociedade, nos permite ampliar e aprofundar o entendimento sobre onde estamos.
Enfim, quanto mais perspectivas analisamos e compreendemos, mais empoderados ficamos frente aos padrões estabelecidos, já que alternativas interpretativas nos são abertas. Por isso, estou exigindo que vão à exposição gratuita do CCBB EX ÁFRICA, pois terão a oportunidade de ver outras histórias de povos que fazem parte das nossas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário