essa semana foi agitada, mas gratificante. Os trabalhos da Expofreire estavam lindos e nenhuma turma deixou de apresentar. Estão todos de parabéns! No sábado também finalizamos a oficina de audiovisual com uma prática de edição das imagens da feira de ciência. Vieram somente 10 estudantes, mas ficaram bem envolvidos. Confeccionei e entreguei os certificados, dei as orientações impressas do projeto de pesquisa que irão entregar nesta semana da reposição de aulas. Fiquei disponível até às 12h30 para o que precisassem de mim, mas pouco me solicitaram. Na próxima aula, além do trabalho individual, olharei os cadernos de quem quer melhorar a nota. Além disso, faremos uma redação em grupo importante para o 3ºbimestre. Segue o horário dos dias de reposição de julho e em seguida coloquei as orientações do projeto de pesquisa. Bom trabalho!
10/07 (segunda) | Prof. Cleiton | Profª Shirlei | Profª Simone | Profª Carolina | Profª Ludmilla | Profª Fernanda |
8h00 às 9h20 | 1C | 1L | 1G | 1F | 1N | 1J |
9h20 às 10h40 | 1G | 1C | 1L | 1H | 1J | 1N |
10h40 às 12h00 | 1L | 1G | 1C | 1I | ||
11/07 (terça) | Prof. Cleiton | Prof.ª Shirlei | Prof.ª Simone | |||
8h00 às 9h20 | 1I | 1M | 1K | |||
9h20 às 10h40 | 1K | 1I | 1M | |||
10h40 às 12h00 | 1M | 1K | 1I | |||
12/07 (quarta) | Prof. Cleiton | Prof.ª Shirlei | Prof.ª Simone | |||
8h00 às 9h20 | 1H | 1N | 1J | |||
9h20 às 10h40 | 1J | 1H | 1N | |||
10h40 às 12h00 | 1N | 1J | 1H | |||
13/07 (quinta) | Prof. Cleiton | Prof.ª Shirlei | Prof.ª Simone | |||
8h00 às 9h20 | 1D | 1F | 1E | |||
9h20 às 10h40 | 1F | 1E | 1D | |||
10h40 às 12h00 | 1E | 1D | 1F | |||
14/07 (sexta) | Prof. Cleiton | Prof.ª Shirlei | Prof.ª Simone | |||
8h00 às 11h | 1B/1A | |||||
RECESSO DE 15/07 A 27/07 | ||||||
28/07 (SEXTA) | Prof. Cleiton | Prof.ª Shirlei | Prof.ª Simone | |||
8h00 às 9h20 | 1D | 1F | 1E | |||
9h20 às 10h40 | 1F | 1E | 1D | |||
10h40 às 12h00 | 1E | 1D | 1F | |||
29/07 (SÁBADO) | Prof. Cleiton | Prof.ª Shirlei | Prof.ª Simone | |||
8h00 às 9h20 | 1I | 1M | 1K | |||
9h20 às 10h40 | 1K | 1I | 1M | |||
10h40 às 12h00 | 1M | 1K | 1I |
PROJETO
DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
SIGA
OS SEGUINTES PASSOS:
1)
Escolha 3 temas que lhe interessem muito, os quais se dedicará
o ano todo em pesquisas e debates. Esses temas devem ser pessoais,
portanto atenha-se apenas no que lhe atrai, sem pedir sugestões dos
colegas. Provavelmente os primeiros temas que lhe vierem a cabeça
são os que mais lhe inquietam.
2)
Escreva o por que estes temas lhe interessam. Seja sincero e
reflexivo. Pensar profundamento no porquê esses temas lhe atraem
ajuda a se conhecer melhor e facilitará sua pesquisa.(um parágrafo)
3)
Qual poderia ser a relevância (importância social) de estudar esses
3 temas? Para quê poderá servir os resultados dessa
pesquisa. Refletir sobre a utilidade do estudo lhe deixará mais
motivado, pois eleva o prestígio social do trabalho. (Um parágrafo)
4) Pense em um problema de pesquisa que envolva os 3 temas.
Faça uma pergunta, pequena ou grande, relacionando os 3 temas e que
realmente lhe interessa saber. (um parágrafo)
5) O
que foi visto nesta disciplina de Sociologia que ajudam a entender
melhor este problema de pesquisa? Esse será o referencial teórico
inicial do seu projeto. Relacione sua questão central com o que
aprendeu nas aulas, oficinas, nos vídeos vistos, na leitura do livro
didático. Se precisar pode utilizar outras leituras relacionadas à
área de humanas. (3 parágrafos)
6) A partir do referencial teórico e de suas experiências pessoais,
formule uma hipótese respondendo o problema de pesquisa. (1
parágrafo)
7)
Faça uma pesquisa na internet pegando 3 textos diferentes
acerca do problema de pesquisa. Esses textos devem ter referência
(site e data visitada) e apresentarem visões opostas ou, pelo menos,
distintas entre si acerca da questão central que você formulou.
(anexe ao trabalho)
8)
Sintetize os pontos principais da argumentação dos 3 textos.
( 3 parágrafos)
9) Pondere os diferentes argumentos encontrados, tentando
observar o que eles tem de verdade e de distorções. Em que
contextos estão certos e em que contexto são considerados errados e
por que. (isso pode ser feito logo após a apresentação dos pontos
de vistas de cada texto no passo anterior, ou como um parágrafo
conclusivo).
10)
Observe em quanto os textos verificaram ou falsearam sua hipótese.
O quanto eles ampliaram sua visão. Se necessário reformule sua
hipótese ou acrescente novas questões a ela. (1 parágrafo)
11)
Expresse o quanto aprendeu com este trabalho. As dificuldades
e alegrias que vivenciou. Proponha ações futuras, seja para
a pesquisa, a escola, a disciplina ou a sociedade a partir dos
resultados desta etapa de pesquisa. (1 parágrafo)
AGORA
MONTE SEU TRABALHO ESCRITO SEGUINDO OS CRITÉRIOS ABAIXO:
CAPA: (faça por último,
quando o trabalho já estiver pronto)
Nome
da escola (Em cima na página)
Nome
da disciplina, da professora
Título
do trabalho (original) (no centro da página)
Nome
completo do estudante , número e turma (em baixo na página)
INTRODUÇÃO
: Passos
1,2,3 e 4
REFERENCIAL
TEÓRICO e HIPÓTESE: Passos 5 e 6
PESQUISA
INICIAL – INTERNET: passos 8 e 9
CONSIDERAÇÕES
FINAIS: passos 10 e 11.
BIBLIOGRAFIA:
todas as fontes utilizadas em ordem alfabética .
ANEXOS:
colocar os textos analisados da internet (passo 7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário