Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 19 de março de 2017

Revisão para a VG

Amores,

nessa quarta começou a greve dos professores por tempo indeterminado. Como expliquei em aula, sou grevista principalmente por uma questão de coerência moral: preciso agir de acordo com a minha fala. Como uma das coisas que ensino é que vocês são capazes de realizarem seus sonhos e construirem uma sociedade melhor, desde que se dediquem e se unam, tenho de dar o exemplo. Ficaria envergonhada de abandonar meus colegas em uma luta que considero justa. Mesmo sendo mais confortável para mim seguir o planejamento de aula e curtir as férias normais com meus filhos, assumirei a paralisação enquanto tiverem professores na escola de greve.
O ato público nacional contra a reforma da previdência estava tranquilo, mesmo com a ocupação do ministério da fazenda. Encontrei vários colegas e estudantes. Nesse mesmo dia o GDF pediu para as escolas devolverem os professores de contrato que paralisaram. Nos unimos contra tal ordem e o edital foi revogado. No CEDLAN (colégio no Lago Norte) os estudantes ocuparam em apoio à greve e contra o período integral.  Segunda às 15h vamos à câmara legislativa do DF, conversar com deputados. Dia 21/3 (terça) teremos assembleia para avaliar as proposta do governo, que ainda não apareceram.
Nesse período o grupo do WhatsApp que criei dos representantes de turma ficou muito congestionado. Acho que isso vai melhorar daqui para a frente, pois criaram um outro grupo de vocês para assuntos gerais da escola e os estudantes vão aprendendo a usar melhor esse recurso. Também houve o problema do desaparecimento da aluna do 1ºL que também poluiu o canal, mas agora está tudo tranquilo. Ainda tem muito estudante me acionando individualmente e relembro a todos que o façam aqui, pois tenho cerca de 450 alunos e é inviável atendê-los isoladamente pelo celular. A ideia destes canais à distância é facilitar nossa comunicação principalmente neste período que estou fora da escola. Mandei atividades para já adiantarem no moodle e no livro. Estou disponível para tirar dúvidas, mas sigam a organização que lhes passei para o plano funcionar bem.
 No mais, enviei no grupo o poema que cairá na VG e uma frase do Paulo Freire. Agora segue dicas para as minhas questões desta prova, que será aplicada dia 23/3:

REVISÃO PARA A VG 1/2017

Da minha disciplina, são 3 questões de múltipla escolha (tipo C) e 4 de verdadeiro ou falso (tipo A). Coloquei trechos de textos e frases para embasar as questões que são basicamente de interpretação. Fiquem atentos pois em algumas peço para assinalar a CORRETA e em outras a INCORRETA. A dificuldade maior dessa prova está na atenção e nas sutilezas do vocabulário.

Na minha 1ª questão será pedido para assinalar a alternativa INCORRETA: 

Imagina Como Seria - Fabio Brazza

Imagina como seria
O nosso querido Brasil
Se na matéria estudantil
Se incluísse a poesia
Se nosso prato do dia
Fosse o verso dum poeta
Uma dieta seleta
Pra deixar a mente sadia
(...)
Pra que a molecada aprenda
Com graça e curiosidade
O quanto aprender é bom
(...)
Imagina como seria se ao invés de celulares
Nossos jovens se distraíssem
Lendo livros aos milhares
Seriam suas mentes mais lúdicas
(...)
Mas é que sabotaram
A Educação Brasileira
É perda de tempo ouvir Hip Hop
Pois o que não dá ibope é besteira
A mídia nos entope
Com o lixo do POP
E não com Manuel Bandeira
A mídia nos Dopa
De novela e Copa
E o povo feito tropa
Caminha alienado
(...)
Eu sei que este mundo que tenho imaginado
Não passa de uma utopia
Mas no meu ponto de vista
Acredito que ele exista
Pois tudo existe aonde existe a poesia
Por isso tento fazer minha parte
Pra disseminar sabedoria
Pra que ao menos nossa arte
Não se transforme em mera mercadoria
Cada verso é um resgate
Em nome da poesia
Pra que essa sociedade vazia
Pouco a pouco não lhe mate

No poema acima, Fábio Brazza critica a cultura de massa disseminada como mercadoria pela mídia. Demonstra apreço pelo Hip Hop e lamenta sua baixa valorização social. O autor entende que os jovem deveriam ler mais e ter acesso à poesia. Assim como Paulo Freire, o autor pensa que a educação escolar oferecida precisa melhorar. Mesmo assim, ambos acreditam que o país pode melhorar por meio da reorientação educacional.

Esta 2ª questão vai pedir a alternativa CORRETA.


Texto: CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO ATO DE ESTUDAR – Paulo Freire
(…) Estudar é, realmente, um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura critica, sistemática. Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a.
Isto é, precisamente, o que a “educação bancária” não estimula. Pelo contrário, sua tônica reside fundamentalmente em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade. Sua “disciplina” é a disciplina para a ingenuidade em face do texto, não para a indispensável criticidade.
Este procedimento ingênuo ao qual o educando é submetido, ao lado de outros fatores, pode explicar as fugas ao texto, que fazem os estudantes, cuja leitura se torna puramente mecânica, enquanto, pela imaginação se deslocam para outras situações. O que se lhes pede afinal, não é a compreensão do conteúdo, mas a sua memorização. (...)
Não se mede estudo pelo número de páginas lidas numa noite ou pela quantidade de livros lidos num semestre.
Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las.


Nesse texto, Paulo Freire critica a “educação bancária”, termo criado por ele. Segundo o autor, ela aliena os estudantes quando somente estimula a memorização e enfraquece o espírito questionador. Esse termo faz uma metáfora entre o depósito de conhecimento e dinheiro em contas ou mentes vazias. Critica o tratamento das escolas de sua época que via os alunos como pessoas sem luz, informações ou vontade própria. De forma alguma Paulo Freire é contra os bancários ou seu trabalho. Em nenhum momento tem a intenção de desqualificar qualquer profissão. Seu objetivo é chamar atenção para o diálogo que o estudante deve fazer com o texto para chegar à compreensão. Enfim, nesse texto o autor procura dar dicas de como estudar de maneira a se aprofundar nas reflexões, priorizando a qualidade do estudo, não a quantidade.



Esta 3ª questão vai pedir para assinalar a alternativa INCORRETA

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” Paulo Freire

Para Paulo Freire, dialogar é uma prática fundamental para estimular a reflexão e ação libertadora dos estudantes. A discussão dos problemas vivenciados pelas pessoas é o primeiro passo para produzirmos conhecimentos úteis e transformarmos o mundo. Assim, o estudo só é útil quando o relacionamos com a nossa vida e contribui em nossa prática. Dialogar é uma prática fundamental para construirmos relações mais saudáveis e igualitárias. Paulo Freire lutou por uma educação mais justa e libertária. Hoje colhemos seus frutos. Precisamos ser coerentes com o que pregamos, dando exemplo em nossas ações cotidianas.

Questões TIPO A (de V ou F) a partir das seguintes frases de Paulo Freire: 

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”
PAULO FREIRE

Paulo Freire entendia que não existem conhecimentos melhores que outros. Por tanto jamais devemos obedece cegamente nossos mestres. Quanto mais conhecimento diverso temos, mais empoderados em diferentes situações estaremos. Conhecimento é muito mais do que a mera informação, por isso a escola é importante. Os jovens têm mais informação hoje pela internet, mas necessitam ser educados para dialogar com elas de maneira a incorporá-las. Vivemos em um mundo com muitos dados disponíveis, mas sem diálogo, reflexão e ação eles dificilmente se tornarão conhecimento útil às pessoas.


BOA PROVA!

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