essa semana foi bastante cansativa para mim por conta da preparação da semana da vida, orientação do PIBID, coordenações... Por isso, tirei o dia de hoje para descansar e só agora, antes de dormir, consegui alguma animação para escrever. Apesar da agitação, ansiedade e esforço, gostei de ver a animação de turmas e estudantes na organização coletiva do vídeo, da pesquisa, do painel. Nessa horas vejo como vocês tem capacidade e como podemos aproveitar mais o potencial de todos. Sei que é também um momento de maior tensão, pois saímos do que estamos acostumados e ainda não sabemos muito bem o que fazer. Por outro lado, ao sairmos da rotina, temos mais oportunidade de nos expressar e criar novos caminhos e alternativas. Espero que aproveitem o máximo essa semana no desenvolvimento da proatividade de vocês. Organizem atividades que lhes interessem e participem das propostas pelo grêmio e professore. Se dediquem e curtam. Façam a escola pública que desejam. Esse é o tema das redações e nosso objetivo.
Ao final desta postagem segue o roteiro geral da semana, indicando as possibilidades de participação. Na próxima aula, cobrarei relatórios críticos relativos às experiências de vocês.
Bom domingo com a família neste dia das mães.
ROTEIRO
ORGANIZAÇÃO PARA O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
DESCRIÇÃO DO EVENTO: Na próxima
semana estaremos fazendo conselho de classe participativo em cada turma, com
todos os professores, direção, coordenação, SOE e também contaremos com a
presença dos pais. O conselho será de 45minutos aproximadamente para cada
turma no miniauditório, seguindo o roteiro abaixo:
·
1min: Abertura da direção – orientações e
objetivos do evento (entregue por escrito)
·
10 min: Apresentação do painel da turma com: 1)
gráfico comparativo % aprovação da turma diversas disciplinas; 2) Pesquisa
qualitativa
·
6
a 8 min: um professor de cada área comentará a
apresentação, destacando questões sobre a turma e elogiando alguns estudantes.
·
10
a 15min: Pais e estudantes falam e dão sugestões de ação
e acordos coletivos;
·
6
a 8 min: um professor de cada área comenta as sugestões
e dá rumos ao acordo;
·
3
a 5 min: A direção, coordenação e SOE da encaminhamento
às sugestões finalizando.
CALENDÁRIO: (Vanessa e Regina disponibilizarão
grade horária completa no mural)
SEGUNDA: Preparação painel/
pesquisa por turma.10h conselho 3B, 11h conselho 3C.
TERÇA : Conselhos turmas: 3A, 3D,
2A, 2B. Filmes para os 1 e 2 anos. Montagem painéis.
QUARTA: Conselhos turmas: 2C, 2D,
2E, 1A. Montagem de painéis. Filmes 3 ano e 1 ano.
QUINTA : Conselhos turmas: 1B,
1C, 1D, 1E. Filmes para 2 e 3 anos.
SEXTA : Aula normal.
OBJETIVOS: A educação de massa
ampliou bastante o acesso à educação formal, no entanto precisamos melhorar a
qualidade do ensino. Isso só ocorrerá com a participação de todos de maneira
articulada. Todos almejamos um fim comum: a educação pública de qualidade.
Portanto, temos de trabalhar juntos. A melhor maneira de fazermos isso é, a
partir do diálogo, traçarmos metas, ações e acordos coletivos. É nesse sentido
que foi construída a proposta do conselho de classe participativo. Será um
momento de analisarmos as causas e conseqüências dos problemas enfrentados na
escola e propormos soluções coletivas. Como o tempo do evento é pequeno
para tão ambicioso objetivo, teremos de nos ater às questões pertinentes a
todos. Problemas individuais de alunos, pais e professores serão tratados
posteriormente nos fóruns adequados, devidamente agendados pela direção,
coordenação ou SOE. Contamos com a colaboração de todos para avançarmos na
construção de um Brasil mais responsável e democrático.
PAINEL/PESQUISA DA TURMA:
- PESQUISA
QUALITATIVA: Os 10 estudantes (5 que tem mais notas em Sociologia e os 5
que precisam de mais nota) NÃO participarão do painel. Apenas apresentarão
a análise na pesquisa em 3min e me entregarão o material escrito.
- GRUPO
ORGANIZADOR (2 a 4 componentes): terá de fazer uma lista na ordem dos
números da chamada indicando o que cada irá fazer, cobrar, estimular e
avaliar pontuando individualmente. Arrecadará dinheiro para o material de
confecção do painel (papel, cola, tesoura, fita crepe etc).
- GRUPO DO
GRÁFICO: (2 componentes) fará o cálculo da % de aprovação/recuperação da
turma em cada disciplina (em torres). Fará o gráfico de torres comparativo
das disciplinas na seguinte ordem: SOC, HIST, GEO, FIL, BIO, QUI, FIS,
MAT, PORT, ING, ESP, ART, EF.
- GRUPO TABELA
DE MÉDIAS: (2 componentes) pegará as notas de todos os estudantes da turma
em cada disciplina, fará a média aritmética delas e montará uma tabela em
ordem decrescente de rendimento da sala por matéria.
- EQUIPE DE
REDAÇÃO: (2 a 4 componentes) fará as redações sobre: causas, consequências
e possíveis soluções coletivas para os fatos sociais (positivos e
negativos) identificados no 1 bimestre. Deverá analisar o gráfico e médias.
- EQUIPE DE
MÍDIA: (2 a 4 componentes) devem filmar, tirar fotos de todo o processo e
confecção do painel, redação e pesquisa qualitativa. Editar e apresentar
vídeo com no máximo 3 min.
- DEMAIS ESTUDANTES:.
Buscarão imagens, reportagens, frases, poemas, farão desenhos, ajudarão na
montagem do painel e na ampliação do gráfico, contribuirão com sugestões
para a redação, na apresentação de canções, teatro, dança no vídeo, etc.
- APRESENTAÇÃO:
Será no início do conselho participativo. 3 min para o vídeo, 4 min para o
painel (4 estudantes apresentam, um de cada equipe) 3 min para a pesquisa
qualitativa (até 2 estudantes).
EXERCÍCIOS A SEREM COBRADOS NA AULA SEGUINTE A SEMANA DA VIDA:
- Exercício de justificativa das
alternativas falsas da prova com exemplos (NÃO COPIAR). Para as questões
que você errou, também deverá reescrever as alternativas verdadeiras;
- Relatório crítico do conselho
participativo;
- Relatório crítico sobre as diversas
atividades da semana da vida;
- Exercício do filme de Sociologia e
Espanhol da sua série (ver roteiro no moodle):
- 1 ANO: UM CONTO CHINÊS
- 2 ANO: DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
- 3 ANO: NO
PESQUISA QUALITATIVA CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
(OS 5 COM MAIS FACILIDADE
E 5 COM MAIS DIFICULDADE em Sociologia)
ENTREVISTADOR:__________________________________________________
TURMA ____
ENTREVISTADO: ___________________________________________
PERFIL ENTREVISTADO : MAIS
FACILIDADE MAIS DIFICULDADE
SEXO: M ou F BAIRRO:__________________ INTERNET EM CASA: S ou N
NATURALIDADE NA MÃE :
NORDESTE CENTRO-OESTE SUDESTE
SUL NORTE
ESCOLARIDADE MAIOR DA CASA
(SEM SER VOCÊ):
sem escolaridade fundamental nível médio nível superior
HORAS DE ESTUDO FORA AS AULAS
REGULARES POR SEMANA EM MÉDIA:
ROTEIRO DE QUESTÕES:
1) O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA
ESCOLA E POR QUE?
2) O QUE VOCÊ ACHA QUE ELA
DEVERIA MELHORAR, POR QUE?
5) QUAIS OS SEU SONHOS? QUE
PLANOS TEM PARA DEPOIS DO ENSINO MÉDIO? COMO A ESCOLA PODE AJUDÁ-LO A
REALIZÁ-LOS? O QUE VOCÊ ESPERA DELA?
ANÁLISE DE RESULTADOS:
- Verificar se há repetições de perfil ou respostas intragrupos e diferenças extragrupos;
- Se houver elaborar hipóteses
sobre as causas sociais dessas características e contrapontos;
- A partir dos resultados o que
podemos aprender?
- Propor ações para melhorar o
aprendizado das pessoas em questão.
1) FAZER TABELA COM DADOS OBJETIVOS
DO PERFIL (não é para colocar em porcentagem, só o número bruto. Para o último
item calcular a média aritmética para cada grupo)
TÓPICOS
|
MAIS DIFICULDADES:
|
MAIS FACILIDADE:
|
SEXO:
|
|
|
BAIRRO:
|
|
|
INTERNET:
|
|
|
NATURALIDADE MÃE:
|
|
|
ESCOLARIDADE CASA:
|
|
|
HORAS DE ESTUDO
|
|
|
2) DEFINIR O QUE HÁ EM COMUM AOS
DOIS GRUPOS TANTO NOS DADOS OBJETIVOS QUANTO NOS SUBJETIVOS (as 5 questões)
3) FAZER TABELA COM OS DADOS
SUBJETIVOS DO QUE APARECEU DE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE OS DOIS GRUPOS.
4) FAZER REDAÇÃO COM AS
CONCLUSÕES.
5) ESCREVER DESCRIÇÃO DO PROCESSO
DA PESQUISA (DIFICULDADES E APRENDIZADOS), O QUE CADA UM FEZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário