Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 10 de maio de 2014

Preparação semana da vida e conselho participativo

Queridos,

essa semana foi bastante cansativa para mim por conta da preparação da semana da vida, orientação do PIBID, coordenações... Por isso, tirei o dia de hoje para descansar e só agora, antes de dormir, consegui alguma animação para escrever. Apesar da agitação, ansiedade e esforço, gostei de ver a animação de turmas e estudantes na organização coletiva do vídeo, da pesquisa, do painel. Nessa horas vejo como vocês tem capacidade e como podemos aproveitar mais o potencial de todos. Sei que é também um momento de maior tensão, pois saímos do que estamos acostumados e ainda não sabemos muito bem o que fazer. Por outro lado, ao sairmos da rotina, temos mais oportunidade de nos expressar e criar novos caminhos e alternativas. Espero que aproveitem o máximo essa semana no desenvolvimento da proatividade de vocês. Organizem atividades que lhes interessem e participem das propostas pelo grêmio e professore. Se dediquem e curtam. Façam a escola pública que desejam. Esse é o tema das redações e nosso objetivo. 
Ao final desta postagem segue o roteiro geral da semana, indicando as possibilidades de participação. Na próxima aula, cobrarei relatórios críticos relativos às experiências de vocês.
Bom domingo com a família neste dia das mães. 

ROTEIRO ORGANIZAÇÃO PARA O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO

DESCRIÇÃO DO EVENTO: Na próxima semana estaremos fazendo conselho de classe participativo em cada turma, com todos os professores, direção, coordenação, SOE e também contaremos com a presença dos pais. O conselho será de 45minutos aproximadamente para cada turma no miniauditório, seguindo o roteiro abaixo:

·         1min: Abertura da direção – orientações e objetivos do evento (entregue por escrito)
·         10 min: Apresentação do painel da turma com: 1) gráfico comparativo % aprovação da turma diversas disciplinas; 2) Pesquisa qualitativa
·         6 a 8 min: um professor de cada área comentará a apresentação, destacando questões sobre a turma e elogiando alguns estudantes.
·         10 a 15min: Pais e estudantes falam e dão sugestões de ação e acordos coletivos;
·         6 a 8 min: um professor de cada área comenta as sugestões e dá rumos ao acordo;
·         3 a 5 min: A direção, coordenação e SOE da encaminhamento às sugestões finalizando.

CALENDÁRIO: (Vanessa e Regina disponibilizarão grade horária completa no mural)

SEGUNDA: Preparação painel/ pesquisa por turma.10h conselho 3B, 11h conselho 3C.
TERÇA : Conselhos turmas: 3A, 3D, 2A, 2B. Filmes para os 1 e 2 anos. Montagem painéis.
QUARTA: Conselhos turmas: 2C, 2D, 2E, 1A. Montagem de painéis. Filmes 3 ano e 1 ano.
QUINTA : Conselhos turmas: 1B, 1C, 1D, 1E. Filmes para 2 e 3 anos.
SEXTA : Aula normal.  

OBJETIVOS: A educação de massa ampliou bastante o acesso à educação formal, no entanto precisamos melhorar a qualidade do ensino. Isso só ocorrerá com a participação de todos de maneira articulada. Todos almejamos um fim comum: a educação pública de qualidade. Portanto, temos de trabalhar juntos. A melhor maneira de fazermos isso é, a partir do diálogo, traçarmos metas, ações e acordos coletivos. É nesse sentido que foi construída a proposta do conselho de classe participativo. Será um momento de analisarmos as causas e conseqüências dos problemas enfrentados na escola e propormos soluções coletivas. Como o tempo do evento é pequeno para tão ambicioso objetivo, teremos de nos ater às questões pertinentes a todos. Problemas individuais de alunos, pais e professores serão tratados posteriormente nos fóruns adequados, devidamente agendados pela direção, coordenação ou SOE. Contamos com a colaboração de todos para avançarmos na construção de um Brasil mais responsável e democrático.

PAINEL/PESQUISA DA TURMA:


  • PESQUISA QUALITATIVA: Os 10 estudantes (5 que tem mais notas em Sociologia e os 5 que precisam de mais nota) NÃO participarão do painel. Apenas apresentarão a análise na pesquisa em 3min e me entregarão o material escrito.

  • GRUPO ORGANIZADOR (2 a 4 componentes): terá de fazer uma lista na ordem dos números da chamada indicando o que cada irá fazer, cobrar, estimular e avaliar pontuando individualmente. Arrecadará dinheiro para o material de confecção do painel (papel, cola, tesoura, fita crepe etc).

  • GRUPO DO GRÁFICO: (2 componentes) fará o cálculo da % de aprovação/recuperação da turma em cada disciplina (em torres). Fará o gráfico de torres comparativo das disciplinas na seguinte ordem: SOC, HIST, GEO, FIL, BIO, QUI, FIS, MAT, PORT, ING, ESP, ART, EF.

  • GRUPO TABELA DE MÉDIAS: (2 componentes) pegará as notas de todos os estudantes da turma em cada disciplina, fará a média aritmética delas e montará uma tabela em ordem decrescente de rendimento da sala por matéria.

  • EQUIPE DE REDAÇÃO: (2 a 4 componentes) fará as redações sobre: causas, consequências e possíveis soluções coletivas para os fatos sociais (positivos e negativos) identificados no 1 bimestre. Deverá analisar o gráfico e médias.

  • EQUIPE DE MÍDIA: (2 a 4 componentes) devem filmar, tirar fotos de todo o processo e confecção do painel, redação e pesquisa qualitativa. Editar e apresentar vídeo com no máximo 3 min.

  • DEMAIS ESTUDANTES:. Buscarão imagens, reportagens, frases, poemas, farão desenhos, ajudarão na montagem do painel e na ampliação do gráfico, contribuirão com sugestões para a redação, na apresentação de canções, teatro, dança no vídeo, etc.

  • APRESENTAÇÃO: Será no início do conselho participativo. 3 min para o vídeo, 4 min para o painel (4 estudantes apresentam, um de cada equipe) 3 min para a pesquisa qualitativa (até 2 estudantes).


EXERCÍCIOS A SEREM COBRADOS NA AULA SEGUINTE A SEMANA DA VIDA:

  • Exercício de justificativa das alternativas falsas da prova com exemplos (NÃO COPIAR). Para as questões que você errou, também deverá reescrever as alternativas verdadeiras;
  • Relatório crítico do conselho participativo;
  • Relatório crítico sobre as diversas atividades da semana da vida;
  • Exercício do filme de Sociologia e Espanhol da sua série (ver roteiro no moodle):

- 1 ANO: UM CONTO CHINÊS
- 2 ANO: DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

- 3 ANO: NO

PESQUISA QUALITATIVA CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
(OS 5 COM MAIS FACILIDADE E 5 COM MAIS DIFICULDADE em Sociologia)

 ENTREVISTADOR:__________________________________________________ TURMA ____
ENTREVISTADO: ___________________________________________

PERFIL ENTREVISTADO :               MAIS FACILIDADE           MAIS DIFICULDADE

SEXO: M ou F        BAIRRO:__________________   INTERNET EM CASA: S ou N

NATURALIDADE NA MÃE : NORDESTE     CENTRO-OESTE      SUDESTE      SUL       NORTE

ESCOLARIDADE MAIOR DA CASA (SEM SER VOCÊ):  
sem escolaridade                            fundamental                     nível médio                        nível superior

HORAS DE ESTUDO FORA AS AULAS REGULARES POR SEMANA EM MÉDIA:


ROTEIRO DE QUESTÕES:

1) O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA E POR QUE?
   
2) O QUE VOCÊ ACHA QUE ELA DEVERIA MELHORAR, POR QUE?
  
 3) QUAIS AS SUAS DIFICULDADES? A QUEM VOCÊ RECORRE OU O QUE VOCÊ FAZ QUANDO ELAS APARECEM? POR QUE? 
  
 4) O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER EM SEU TEMPO LIVRE? QUANTAS HORAS SE DEDICA A ESTA(S) ATIVIDADES POR SEMANA? POR QUE?

5) QUAIS OS SEU SONHOS? QUE PLANOS TEM PARA DEPOIS DO ENSINO MÉDIO? COMO A ESCOLA PODE AJUDÁ-LO A REALIZÁ-LOS? O QUE VOCÊ ESPERA DELA?

ANÁLISE DE RESULTADOS:

- Verificar se há repetições de perfil ou respostas intragrupos e diferenças extragrupos;
- Se houver elaborar hipóteses sobre as causas sociais dessas características e contrapontos;
- A partir dos resultados o que podemos aprender?
- Propor ações para melhorar o aprendizado das pessoas em questão.

1) FAZER TABELA COM DADOS OBJETIVOS DO PERFIL (não é para colocar em porcentagem, só o número bruto. Para o último item calcular a média aritmética para cada grupo)

TÓPICOS
MAIS DIFICULDADES:
MAIS FACILIDADE:
SEXO:


BAIRRO:


INTERNET:


NATURALIDADE MÃE:


ESCOLARIDADE CASA:


HORAS DE ESTUDO



2) DEFINIR O QUE HÁ EM COMUM AOS DOIS GRUPOS TANTO NOS DADOS OBJETIVOS QUANTO NOS SUBJETIVOS (as 5 questões)

3) FAZER TABELA COM OS DADOS SUBJETIVOS DO QUE APARECEU DE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA ENTRE OS DOIS GRUPOS.

4) FAZER REDAÇÃO COM AS CONCLUSÕES.

5) ESCREVER DESCRIÇÃO DO PROCESSO DA PESQUISA (DIFICULDADES E APRENDIZADOS), O QUE CADA UM FEZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário