hoje viajo para Fortaleza e só volto na terça. Um descanso merecido para o trabalho árduo dessa semana. Organizar eventos é sempre bastante tenso para mim, pois quero que tudo corra bem e são muitas variáveis para cuidar. Mas valeu super a pena: os trabalhos ficaram ótimos, a postura de vocês muito boa, as análises substanciais e vocês ainda se organizaram para ver os filmes, fazer os torneios que queriam, a batalha de mcs e qual o seu talento. Fiquei orgulhosa de ver o pátio e salas cheios. A dedicação de vários me estimulou a puxar mais eventos como estes.
Na próxima aula estarei ouvindo os relatos de vocês e debatendo sobre os resultados e novas possibilidade. Também cobrarei o roteiro do filme de cada série que está no moodle. As respostas do roteiro podem ser entregues em grupo, mas os relatos críticos da semana e do conselho são individuais. As turmas de sexta (16/5) e de segunda (19/5) farão esses exercícios nesta aula do abono e entregarão no mesmo dia à direção. Peguem com a direção ou o responsável da sala. Por via das dúvidas, envio ao final desta postagem o roteiro de cada série.
Em nosso próximo encontro também darei os bombons para o grupo vencedor da gincana de cada turma. A turma que venceu no geral ganhou um passeio ao CCBB para o dia 23/05 (sexta) de 15h às 17h. O ônibus pegará os estudantes às 14h30 gratuitamente na escola. O almoço ainda está sendo acertado com a direção. Se alguns estudantes da turma vencedora não quiserem ou não puderem ir abriremos vagas para os das turmas de colocação seguinte. Portanto, preciso da lista dos que irão até a próxima quarta. Segue as primeiras colocações:
1 lugar: 3A com 53,5 pontos
2 lugar: 1D com 51,0 pontos
3 lugar: 2C com 50,5 pontos
4 lugar 3B com 48,0 pontos
Obrigada a todos e vamos construir a escola pública que queremos!
EXERCÍCIO ABONO SOCIOLOGIA DIA 16-05 TURMAS 1D E 1E
1) Faça um relatório
crítico individual analisando a semana da vida e o conselho de classe
participativo. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 30.
Entregue hoje para a direção. Valerá presença e nota.
2) Leia o texto
abaixo e relacione com o filme visto na semana da vida. Depois em grupo
responda as questões a seguir e entregue à direção. Valerá nota em
Sociologia e em Espanhol.
“Antes de procurar saber qual é o método que convém ao estudo
dos FATOS SOCIAIS é preciso determinar quais são esses FATOS. Se não me submeto
às normas da sociedade, se ao vestir-me não levo em conta os costumes seguidos
no meu país e na minha classe, o riso que provoco e o afastamento que me
submeto produzem, embora de forma mais atenuada, os mesmos efeitos de uma pena
propriamente dita. Aliás, apesar de indireta, a coação não deixa de ser eficaz.
Não sou obrigado a falar a língua do meu país, nem a usar as moedas legais, mas é impossível agir de outro modo. Se tentar se escapar a essa necessidade, minha tentativa seria um completo fracasso. Se for industrial, nada me proíbe de utilizar equipamentos e métodos do século passado, mas se fizer isso, com certeza vou arruinar-me. Aqui está, portanto, um tipo de FATOS que apresentam características muito especiais: consistem em maneira de agir, sentir e pensar exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se impõem como obrigação. Por isso, não poderiam ser confundidos com fenômenos orgânicos, pois consistem em representações e ações; nem com fenômenos psíquicos, pois estes só existem na mente dos indivíduos e devido a ela. Consistem, portanto, uma espécie nova de FATOS, que devem ser qualificados como SOCIAIS.” (Durkheim, Émile- O Que é fato social? in As regras do método sociológico).
Não sou obrigado a falar a língua do meu país, nem a usar as moedas legais, mas é impossível agir de outro modo. Se tentar se escapar a essa necessidade, minha tentativa seria um completo fracasso. Se for industrial, nada me proíbe de utilizar equipamentos e métodos do século passado, mas se fizer isso, com certeza vou arruinar-me. Aqui está, portanto, um tipo de FATOS que apresentam características muito especiais: consistem em maneira de agir, sentir e pensar exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se impõem como obrigação. Por isso, não poderiam ser confundidos com fenômenos orgânicos, pois consistem em representações e ações; nem com fenômenos psíquicos, pois estes só existem na mente dos indivíduos e devido a ela. Consistem, portanto, uma espécie nova de FATOS, que devem ser qualificados como SOCIAIS.” (Durkheim, Émile- O Que é fato social? in As regras do método sociológico).
ROTEIRO FILME: UM
CONTO CHINÊS
1) QUAL O CONTEXTO SOCIOCULTURAL
QUE SE DESENROLA O ROTEIRO DO FILME? (ÉPOCA, NAÇÃO, CULTURA, CLASSE SOCIAL,
ETC).
2) QUAIS OS FATOS SOCIAIS QUE
APARECEM? JUSTIFIQUE A ESCOLHA DE CADA UM UTILIZANDO OS 3 ELEMENTOS QUE DEFINEM
UM FATO SOCIAL PARA DURKHEIM (CAP. 3 livro de Sociologia).
3) OCORREU ALGUM DESEQUILÍBRIO
NAS RELAÇÕES DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS? POR QUE?
4) ACONTECE ALGUMA SITUAÇÃO DE
PRECONCEITO? JUSTIFIQUE
5) HOUVE QUEBRA DE PARADIGMA
(PADRÃO APRENDIDO PARA SE ENTENDER E AGIR NO MUNDO)? JUSTIFIQUE.
6) QUAL O APRENDIZADO QUE SE TEM
COM A ALTERIDADE (O OUTRO, O DIFERENTE) NESTE FILME? JUSTIFIQUE
7) O QUE VOCÊ ACHOU DO FILME? POR
QUE? O QUE ELE LHE ACRESCENTOU? POR QUE?
8) QUAIS AS PALAVRAS NOVAS QUE
APRENDERAM EM ESPANHOL?
9) QUE RELAÇÕES PODEMOS TRAÇAR
ENTRE O FILME E O TEMA INTERDISCIPLINAR "COPA DO MUNDO"?
EXERCÍCIO ABONO SOCIOLOGIA DIA 19/05 TURMAS 2D E 2B
1) Faça um relatório
crítico individual analisando a semana da vida e o conselho de classe
participativo. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 30.
Entregue hoje para a direção. Valerá presença e nota.
2) Em grupo responda as questões a seguir
e entregue à direção. Valerá nota em Sociologia e em Espanhol.
ROTEIRO FILME:
DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
( Este roteiro pode
ser respondido questão por questão ou todas em uma só redação)
1) Qual
ideia central do filme? Do que ele trata?
2) Que
relações podemos traçar com o tema da prova interdisciplinar: Copa do Mundo?
3) Que
relações podemos traçar com as atividades extra classe ( exposições, câmara
ligada, eventos, semana da vida...)?
4) Que
relações podemos traçar com conteúdos vistos ao longo dos bimestres?
5) Que
contradições Che entrou em contato ao longo da viagem? Que contraideologias
tomou contato e começou a disseminar?
6) O
que lhe interessou mais neste filme? O que você não gostou? O que você levará
para sua vida?
7) QUAIS
AS PALAVRAS NOVAS QUE APRENDERAM EM ESPANHOL?
3 ANO
EXERCÍCIO ABONO SOCIOLOGIA DIA 16 E 19/05 TURMAS 3A E 3B
1) Faça um relatório
crítico individual analisando a semana da vida e o conselho de classe
participativo. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 30.
Entregue hoje para a direção. Valerá presença e nota.
2) Em grupo responda as questões a seguir
e entregue à direção. Valerá nota em Sociologia e em Espanhol.
ROTEIRO ANÁLISE FILME "NO"
1) O QUE LHE CHAMOU MAIS ATENÇÃO NESTE FILME? JUSTIFIQUE.
2) QUAIS AS DIFICULDADES E ENTRAVES PARA A MUDANÇA QUE A
CAMPANHA DO NO E O PUBLICITÁRIO PRINCIPAL ENFRENTOU?
3) QUAIS AS POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA
SUPERAR AS DIFICULDADES?
4) DISCUTA A UTILIZAÇÃO POLÍTICA DO MEDO E DESCRENÇA X
ESPERANÇA E ALEGRIA.
5) ANALISE COMO SE LIDA COM OS CONFLITOS DENTRO DE UMA
PROPOSTA DEMOCRÁTICA E DE UMA POSTURA AUTORITÁRIA. QUAL SUA IMPORTÂNCIA E COMO
EQUACIONÁ-LOS?
6) RELACIONE AS MÚSICAS, FRASES E A FÁBULA COM ESTE FILME.
7)TRACE RELACÕES DESTE FILME COM O TEMA DO ANO E O TEMA
INTERDISCIPLINAR.
8) QUAIS AS PALAVRAS NOVAS QUE
APRENDERAM EM ESPANHOL?
professora sou aluna do 2 ano, e queria saber se eu posso fazer o resumo do filme digitado.
ResponderExcluirPode sim. Mas tem que ser suas elaborações e não cópia da internet. Além disso, o ideal é que seja feito em grupo, a partir de um debate entre vocês. Bom trabalho.
ResponderExcluir