Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 15 de março de 2014

Quando as coisas não saem como queríamos...

Queridos,

essa semana foi bem desgastante para mim. Dormi alguns dias muito tarde e outros tive pesadelos. Nas aulas as coisas não saíram bem como eu gostaria. A explicação da pesquisa quantitativa e a resolução dos questionários levou mais tempo do que eu esperava. As turmas ficaram agitadas, talvez por isso os objetivos e conteúdos sociológicos pareceram não ficar claros. 
As vezes penso em não aplicar mais questionários nos próximos anos. Sei que vivenciar essa técnica de pesquisa é importante para compreender melhor o paradigma científico e o conceito de fatos sociais. Além disso, permite discutirmos a utilização desses recursos em nossa sociedade e as diversidades sociais que os resultados apresentam. Outra coisa legal, é que potencializa a interdisciplinaridade com a matemática. Assim, ainda estou ponderando os ganhos e perdas com este trabalho. 
Depois de responderem os questionários, poucos estudantes leram o texto proposto na aula, me deixando irritadiça. Não consegui ter muito tempo para o debate, nem para explicação dos textos. Tenho muita coisa para trabalhar em apenas 4 aulas, por isso fico mais ansiosa. O clima em muitas turmas ficou tenso e alguns estudantes foram desrespeitosos. Sei que os problemas não eram diretamente comigo, mas sempre me sinto muito responsável pelo o que ocorre na minha aula. Para piorar, no segundo dia em que fui usar minha tv a tela estava quebrada. Na próxima semana terei de usá-la desse jeito mesmo, para cumprir o cronograma. Olharei os cadernos enquanto assistem e analisam o filme. Depois farei debate como prova oral e gincana. Preciso da colaboração de todos para que tenhamos aulas mais agradáveis e produtivas.  
O cronograma está diferente nas turmas de quinta e sexta, pois tiveram aula na semana do carnaval e estão uma semana na frente. Isso vai acertar depois da prova interdisciplinar. Nessa semana, essas turmas já começaram a ver o filme e mostrar cadernos. A maioria foi atenta, mas poucos mostraram o caderno. Esse fato é comum, principalmente no começo do ano. Se organizem para escreverem ao longo das aulas. Isso ajuda inclusive na concentração, no aprofundamento da aprendizagem e melhora nosso diálogo. Aprendo muito com o retorno de vocês. Na sexta, por exemplo vi que escrevia uma palavra errada por conta da observação de um estudante. Estamos aqui para crescermos juntos, trocando e construindo conhecimento. Por isso gosto de ser professora. Mesmo quando as coisas não saem como queríamos ou imaginávamos, temos a oportunidade de aprender com elas. 
Precisamos treinar o olhar para a vida enquanto um processo, algo inacabado, belo porque é transformação constante. A diversidade e as adversidade estão em nosso cotidiano, nos ensinando, nos preparando para um mundo cada dia mais mutante. Não precisamos gostar de tudo, só aprender a aproveitar todas as ocasiões da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário