Queridos,
essa semana foi bem desgastante para mim. Dormi alguns dias muito tarde e outros tive pesadelos. Nas aulas as coisas não saíram bem como eu gostaria. A explicação da pesquisa quantitativa e a resolução dos questionários levou mais tempo do que eu esperava. As turmas ficaram agitadas, talvez por isso os objetivos e conteúdos sociológicos pareceram não ficar claros.
As vezes penso em não aplicar mais questionários nos próximos anos. Sei que vivenciar essa técnica de pesquisa é importante para compreender melhor o paradigma científico e o conceito de fatos sociais. Além disso, permite discutirmos a utilização desses recursos em nossa sociedade e as diversidades sociais que os resultados apresentam. Outra coisa legal, é que potencializa a interdisciplinaridade com a matemática. Assim, ainda estou ponderando os ganhos e perdas com este trabalho.
Depois de responderem os questionários, poucos estudantes leram o texto proposto na aula, me deixando irritadiça. Não consegui ter muito tempo para o debate, nem para explicação dos textos. Tenho muita coisa para trabalhar em apenas 4 aulas, por isso fico mais ansiosa. O clima em muitas turmas ficou tenso e alguns estudantes foram desrespeitosos. Sei que os problemas não eram diretamente comigo, mas sempre me sinto muito responsável pelo o que ocorre na minha aula. Para piorar, no segundo dia em que fui usar minha tv a tela estava quebrada. Na próxima semana terei de usá-la desse jeito mesmo, para cumprir o cronograma. Olharei os cadernos enquanto assistem e analisam o filme. Depois farei debate como prova oral e gincana. Preciso da colaboração de todos para que tenhamos aulas mais agradáveis e produtivas.
O cronograma está diferente nas turmas de quinta e sexta, pois tiveram aula na semana do carnaval e estão uma semana na frente. Isso vai acertar depois da prova interdisciplinar. Nessa semana, essas turmas já começaram a ver o filme e mostrar cadernos. A maioria foi atenta, mas poucos mostraram o caderno. Esse fato é comum, principalmente no começo do ano. Se organizem para escreverem ao longo das aulas. Isso ajuda inclusive na concentração, no aprofundamento da aprendizagem e melhora nosso diálogo. Aprendo muito com o retorno de vocês. Na sexta, por exemplo vi que escrevia uma palavra errada por conta da observação de um estudante. Estamos aqui para crescermos juntos, trocando e construindo conhecimento. Por isso gosto de ser professora. Mesmo quando as coisas não saem como queríamos ou imaginávamos, temos a oportunidade de aprender com elas.
Precisamos treinar o olhar para a vida enquanto um processo, algo inacabado, belo porque é transformação constante. A diversidade e as adversidade estão em nosso cotidiano, nos ensinando, nos preparando para um mundo cada dia mais mutante. Não precisamos gostar de tudo, só aprender a aproveitar todas as ocasiões da melhor forma possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário