nessa semana diferenciada acompanhei mais as turmas de 2 e 3 anos. Fiquei feliz com a posturas desses estudantes nos filmes e na conferência sobre o ECA. Alguns alunos me reclamaram das atividades, pois esperavam algo mais diferenciado. Nesse sentido, quero convocar todos a proporem, organizarem atividades de seus interesses. No próximo ano, a ideia é fazermos por bimestre uma semana de eventos, passeios e oficinas. Quanto mais se envolverem no processo de planejamento e realização desses projetos, mais ficarão com a cara e o gosto de vocês.
Nas aulas desta semana finalizaremos o filme: “Pro dia nascer feliz” (PAS-UnB). Logo após, segue debate sobre os temas: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE? FUTURO DA HUMANIDADE? A proposta é analisar os filmes, eventos e vivências deste 4 bimestre, utilizando os conceitos sociológicos aprendidos nos bimestres anteriores. Será avaliado tanto o conteúdo da análise oral, quanto a postura de respeito e apreço à diversidade de ideias.
Para auxiliá-los no debate e na organização do bimestre segue o roteiro para análise do filme e o cronograma do 4 bimestre:
ROTEIRO DE ANÁLISE FILME “PRO DIA NASCER FELIZ”
1) Que elementos este filme nos traz para pensarmos sobre: Educação de qualidade, futuro da humanidade?
2) O que é necessário para uma educação de qualidade? Quais os avanços e problemas de cada uma das escolas pesquisadas?
3) Que futuro da humanidade queremos e qual está sendo construído a partir de nossas escolas? Relacione esta questão com o filme “Planeta dos Macacos – a origem”.
4) Que relações podemos traçar entre este filme e a Semana Universitária – O sonho de Paulo Freire, da UnB?
5) Que relações podemos traçar entre a questão discutida e as atividades da semana diferenciada?
6) No filme aparecem vários professores se lamentando das condições de trabalho, principalmente no que se refere à falta de respeito e empenho dos estudantes. Em nossa escola os professores foram vaiados na apresentação do vídeo da Expo-Freire. Por que esses fatos estão acontecendo?
7) Quais os conceitos sociológicos, aprendidos ao longo do ano, podem nos auxiliar na análise das questões e fatos sociais referidos?
8) Como podemos lidar melhor com a problemática exposta?
PLANO DE ENSINO 2011
TODAS AS SERIE ENSINO MÉDIO | 4 BIMESTRE –04- |
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL | SOCIOLOGIA |
OBJETIVO GERAL:
Ampliar a percepção crítica sobre a relação indivíduo/sociedade, analisando textos, filmes, eventos do cotidiano e exigidos pelo PAS- UnB, por meio dos conceitos aprendidos ao longo do ano. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver a postura crítica frente aos fatos sociais e construções brasileiras; · Reconhecer as instituições sociais como espaços fundamentais de construção social, reprodução e transformação; · Apreciar, respeitar a diversidade e a troca de conhecimentos, treinando o diálogo. · Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a imaginação e a comunicação. · Compreender os processos de formação e transformação da identidade e cidadania. · Reconhecer o papel do legado das Ciências Sociais na compreensão da realidade; · Problematizar os condicionamentos sociais, refletir e criar alternativas ; · Perceber que os discursos, representações, informações e agrupamentos são construções sociais dinâmicas e não meros dados da realidade estática; · Utilizar conceitos e vocábulos aprendidos ao longo do ano, como instrumento de análise sociológica da realidade, com vistas a intervenções mais conscientes. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Todo o conteúdo dado ao longo do ano articulado para a análise aprofundada dos seguintes temas:
|
AVALIAÇÃO (critérios, ponderação):
- Presença: 1,0 (até 3 faltas, lembrando que cada dia temos duas presenças) - Semana diferenciada (de - Debates: 0,5 (conteúdo e postura) - Redações e prova específica: 4,0 - Prova interdisciplinar: 2,0 - Expo-Freire: 2,0 (projeto apresentado no 3 bimestre.) - Pontos extras: os cadernos com relatórios críticos diários, e trabalhos de pesquisa, serão avaliados a título de recuperação contínua, somente para aqueles que precisam. |
ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema HUMANIDADE? ( a partir do filme Planeta dos Macacos) foi adotado como transversal e será tratado com enfoques diversificados por todas as disciplinas. Será cobrado na avaliação interdisciplinar bimestral |
BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Todo o material exigido ao longo do ano, mais os cobrados no PAS- UnB. Para os que estão em recuperação contínua: Coleção Primeiros Passos (um livro escolhido) |
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*
ENCONTRO | DATA | ATIVIDADES[1] |
Semana | ||
01 | outubro | Semana Universitária da UnB: O Sonho de Paulo Freire; Exibição filme do PAS: “Pro dia nascer Feliz” |
02 | outubro | Semana diferenciada: oficinas, filmes, debates, palestras, conferência de juventude, torneios. |
03 | outubro | Finalização do filme do PAS. Debate dos filmes, eventos e conceitos acerca do tema: Educação de qualidade e futuro da humanidade. |
04 | outubro | Redações acerca das questões debatidas. Leitura e comentários redações. Filme para casa : “Bicho de Sete Cabeças”. |
05 | 31- | Trecho filme Bicho de Sete Cabeças. Debate tema: Conflitos, violência, tabus, estigmas, vícios, discriminações e instituições sociais |
06 | novembr | Redações acerca das questões debatidas na aula anterior. Revisão – avaliação interdisciplinar. Entrega trabalho escrito recuperação cont. |
07 | novemb | Debate: consciência negra, estigmas, discriminações, voz seqüestrada, violência e alternativas educacionais. |
08 | Novemb. | Mensagem final: o que ficou de tudo isso? Debate, preparação para as avaliações finais. |
09 | 28- | Provas específicas de cada disciplina. Última chance de entrega dos trabalhos escritos de recuperação contínua. |
10 | Dezemb. | Entrega de resultados parciais. Atendimento por série. Apresentação oral trabalhos de recuperação contínua e cadernos. |
11 | Conselhos de classe. Aulas de recuperação final. Provas de recuperação final. Entrega de resultados. |
* Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.
[1] Todo dia os estudantes deverão fazer um relatório crítico de no mínimo 5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso algum faltar poderá fazer o texto acerca dos temas sublinhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário