Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sábado, 15 de outubro de 2011

Roteiro 1 debate e plano de ensino 4 bimestre

Queridos estudantes,


nessa semana diferenciada acompanhei mais as turmas de 2 e 3 anos. Fiquei feliz com a posturas desses estudantes nos filmes e na conferência sobre o ECA. Alguns alunos me reclamaram das atividades, pois esperavam algo mais diferenciado. Nesse sentido, quero convocar todos a proporem, organizarem atividades de seus interesses. No próximo ano, a ideia é fazermos por bimestre uma semana de eventos, passeios e oficinas. Quanto mais se envolverem no processo de planejamento e realização desses projetos, mais ficarão com a cara e o gosto de vocês.

Nas aulas desta semana finalizaremos o filme: “Pro dia nascer feliz” (PAS-UnB). Logo após, segue debate sobre os temas: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE? FUTURO DA HUMANIDADE? A proposta é analisar os filmes, eventos e vivências deste 4 bimestre, utilizando os conceitos sociológicos aprendidos nos bimestres anteriores. Será avaliado tanto o conteúdo da análise oral, quanto a postura de respeito e apreço à diversidade de ideias.

Para auxiliá-los no debate e na organização do bimestre segue o roteiro para análise do filme e o cronograma do 4 bimestre:


ROTEIRO DE ANÁLISE FILME  “PRO DIA NASCER FELIZ”

1)      Que elementos este filme nos traz para pensarmos sobre: Educação de qualidade, futuro da humanidade?

2)      O que é necessário para uma educação de qualidade? Quais os avanços e problemas de cada uma das escolas pesquisadas?

3)      Que futuro da humanidade queremos e qual está sendo construído a partir de nossas escolas? Relacione esta questão com o filme “Planeta dos Macacos – a origem”.

4)      Que relações podemos traçar entre este filme e a Semana Universitária – O sonho de Paulo Freire, da UnB?

5)      Que relações podemos traçar entre a questão discutida e as atividades da semana diferenciada?

6)      No filme aparecem vários professores se lamentando das condições de trabalho, principalmente no que se refere à falta de respeito e empenho dos estudantes. Em nossa escola os professores foram vaiados na apresentação do vídeo da Expo-Freire. Por que esses fatos estão acontecendo?

7)      Quais os conceitos sociológicos, aprendidos ao longo do ano, podem nos auxiliar na análise das questões e fatos sociais referidos?

8)      Como podemos lidar melhor com a problemática exposta?



PLANO DE ENSINO 2011

TODAS AS SERIE ENSINO MÉDIO
 4 BIMESTRE –04-10 a 21-12
SHIRLEI DAUDT RODRIGUES LEAL
 SOCIOLOGIA

OBJETIVO GERAL:
  Ampliar a percepção crítica sobre a relação indivíduo/sociedade, analisando textos, filmes, eventos do cotidiano e exigidos pelo PAS- UnB, por meio dos conceitos aprendidos ao longo do ano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Desenvolver a postura crítica frente aos fatos sociais e construções brasileiras;
·        Reconhecer as instituições sociais como espaços fundamentais de construção social, reprodução e transformação;
·        Apreciar, respeitar a diversidade e a troca de conhecimentos, treinando o diálogo.
·        Melhorar a leitura, a interpretação, o vocabulário, a imaginação e a comunicação.
·        Compreender os processos de formação e transformação da identidade e cidadania.
·        Reconhecer o papel do legado das Ciências Sociais na compreensão da realidade;
·        Problematizar os condicionamentos sociais, refletir e criar alternativas  ;
·        Perceber que os discursos, representações, informações e agrupamentos são construções sociais dinâmicas e não meros dados da realidade estática;
·        Utilizar conceitos e vocábulos aprendidos ao longo do ano, como instrumento de análise sociológica da realidade, com vistas a intervenções mais conscientes.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Todo o conteúdo dado ao longo do ano articulado para a análise aprofundada dos seguintes temas:

  • EDUCAÇÃO DE QUALIDADE;
  • FUTURO DA HUMANIDADE;
  • MARGINALIDADE X INCLUSÃO SOCIAL;
  • DIVERSIDADE E DESIGUALDADE SOCIAL;
  • VIOLÊNCIA, PRECONCEITO, ESTIGMA E TABUS;
  • VOZ SEQUESTRADA X PESQUISA SOCIAL;
  • VÍCIOS X SAÚDE SOCIAL;
  • QUESTÕES DA JUVENTUDE BRASILEIRA;
  • INSTITUIÇÕES SOCIAIS: PROBLEMAS E SOLUÇÕES


AVALIAÇÃO (critérios, ponderação):
- Presença: 1,0 (até 3 faltas, lembrando que cada dia temos duas presenças)
- Semana diferenciada (de 10 a 14-10): 0,5 (presença e participação)
- Debates: 0,5 (conteúdo e postura)
- Redações e prova específica: 4,0
- Prova interdisciplinar: 2,0
- Expo-Freire: 2,0 (projeto apresentado no 3 bimestre.)
- Pontos extras: os cadernos com relatórios críticos diários, e trabalhos de pesquisa, serão avaliados a título de recuperação contínua, somente para aqueles que precisam.

ARTICULAÇÃO COM AS OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO:
O tema HUMANIDADE? ( a partir do filme Planeta dos Macacos) foi adotado como transversal e será tratado com enfoques diversificados por todas as disciplinas. Será cobrado na avaliação interdisciplinar bimestral

BIBLIOGRAFIA (básica e complementar):
Todo o material exigido ao longo do ano, mais os cobrados no PAS- UnB.
Para os que estão em recuperação contínua: Coleção Primeiros Passos (um livro escolhido)

 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:*

ENCONTRO

DATA
ATIVIDADES[1]
Semana
01
04 a 07 –
outubro
Semana Universitária da UnB: O Sonho de Paulo Freire;
Exibição filme do PAS: “Pro dia nascer Feliz”
02
10 a 14 –
outubro
Semana diferenciada: oficinas, filmes, debates, palestras, conferência de juventude, torneios.
03
17 a 21 –
outubro
Finalização do filme do PAS. Debate dos filmes, eventos e conceitos acerca do tema: Educação de qualidade e futuro da humanidade.
04
24 a 28 –
outubro
Redações acerca das questões debatidas. Leitura e comentários redações. Filme para casa : “Bicho de Sete Cabeças”.
05
31-10 a 04-11
Trecho filme Bicho de Sete Cabeças. Debate tema: Conflitos, violência, tabus, estigmas, vícios, discriminações e instituições sociais
06
07 a 11 –
novembr
Redações acerca das questões debatidas na aula anterior. Revisão – avaliação interdisciplinar. Entrega trabalho escrito recuperação cont.
07
14 a 18 –
novemb
Debate: consciência negra, estigmas, discriminações, voz seqüestrada, violência e alternativas educacionais.
08
21 a 25 –
Novemb.
Mensagem final: o que ficou de tudo isso? Debate, preparação para as avaliações finais.
09
28-11 a 2-12
Provas específicas de cada disciplina. Última chance de entrega dos trabalhos escritos de recuperação contínua.
10
5 a 9 –
Dezemb.
Entrega de resultados parciais. Atendimento por série. Apresentação oral trabalhos de recuperação contínua e cadernos.
11
12 a 21 de dez
Conselhos de classe. Aulas de recuperação final. Provas de recuperação final. Entrega de resultados.

 

 



*              Cronograma sujeito a alterações: fique atento às orientações da professora em cada aula. Todo o conteúdo, exercícios e avaliações serão dados, o que pode alterar é a data.

[1] Todo dia os estudantes deverão fazer um relatório crítico de no mínimo 5 linhas sobre o que ficou da aula. Se por acaso algum faltar poderá fazer o texto acerca dos temas sublinhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário