Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Avaliação oral dos textos, exercícios e aulas

Queridos estudantes,

nestas semanas estamos debatendo acerca dos textos e exercícios das apostilas em relação ao que foi visto nas aulas anteriores. É muito importante ler, refletir, sistematizar e articular as informações postas nas apostilas e aulas. O ideal é desenvolver isto em casa, mas no início de cada aula dou cerca de 15 a 20 minutos para vocês se organizarem, se prepararem para a discussão. A avaliação é individual, mas vocês podem consultar seu material e, em momento oportuno, sem atrapalhar o debate, inclusive seus colegas de grupo. O mais importante desta vivência é a construção coletiva do conhecimento a partir da reflexão individual e do diálogo com todos.
Bom estudo.

A SEGUIR OS EXERCÍCIOS DA APOSTILA QUE SERÃO COBRADOS ORALMENTE E NO CADERNO, EM CADA SÉRIE:

1 ANO:

1)      Redação com mínimo de 15 linhas sobre O QUE NOS MOTIVA A:
a)      conhecer – aprender
b)      vir à escola
c)      estudar
d)      ler
e)      pesquisar
f)        trabalhar em grupo

2)      Exercício a partir do texto de Paulo Freire acerca do ato de estudar. Cada resposta tem que ter no mínimo 5 linhas.
a)      Qual a crítica central que Paulo Freire faz no texto? Por que ele faz esta crítica?
b)      Na visão do autor, o que é fundamental para uma leitura ser útil? Por que?
c)      Que dicas Paulo Freire nos dá para que o estudo seja mais efetivo e libertador? Dê exemplos dentro dos 5 passos que ele sugere.
d)      Qual a opinião de vocês sobre este texto? Quais os pontos positivos e negativos em sua visão pessoal? Ele é útil para suas vidas? Justifique.

3)      Questionário a partir do filme: A questão dos Paradigmas. Mínimo 5 linhas cada resposta.
a)      O que é paradigma e qual a sua importância? Dê exemplos.
b)      Qual o problema de um paradigma e como saná-lo? Dê exemplos.
c)      Que conclusões podemos tirar com a diversidade de paradigmas?
d)      O que você achou do filme? Ele é útil para sua vida? Justifique.

4)      Exercício a partir da dinâmica de contemplação e do texto Sociologia. Cada resposta tem que ter no mínimo 5 linhas.
a)      Qual a importância da contemplação para a construção do conhecimento? Como é esta vivência para você?
b)      Quais os tipos ou formas de conhecimentos produzidos pela humanidade? Qual a contribuição de cada um destes tipos?
c)      A Sociologia pode ser enquadrada em que tipo de conhecimento? Por que?
d)      Quando e por que surgiu a Sociologia no mundo? Por que é ensinada nos colégios?

5) A partir da leitura do texto abaixo, que conclusões podemos tirar sobre:
a) CONHECIMENTO
b) PARADIGMA
c) PRECONCEITO
d) ALTERIDADE



O escritor português José Saramago escreveu O Conto da Ilha Desconhecida  em 1997. É uma história sobre um jovem  que, depois de insistir muito, consegue do rei uma embarcação para procurar uma ilha que, segundo ele, ainda não tinha sido descoberta por viajantes e geógrafos. Apesar de todas as adversidades e de muita descrença das pessoas, o protagonista segue seu sonho e trava novos conhecimentos, inclusive no campo pessoal. O autor descreve metaforicamente essa jornada de conhecimento, porém não obedecendo aos sinais de pontuação. Traço típico da prosa de Saramago.
O conto da ilha desconhecida - José Saramago
 (...) E tu para que queres um barco, pode-se saber (...) Para ir à procura da ilha desconhecida, respondeu o homem, Que ilha desconhecida, perguntou o rei disfarçando o riso, como se tivesse na sua frente um louco varrido, dos que têm a mania das navegações, a quem não seria bom contrariar logo de entrada, A ilha desconhecida, repetiu o homem, Disparate, já não há ilhas desconhecidas, Quem foi que te disse, rei, que já não há ilhas desconhecidas, Estão todas nos mapas, Nos mapas só estão as ilhas conhecidas, E que ilha desconhecida é essa de que queres ir à procura, Se eu to pudesse dizer, então não seria desconhecida, A quem ouviste tu falar dela, perguntou o rei, agora mais sério, A ninguém, Nesse caso, por que teimas em dizer que ela existe, Simplesmente porque é impossível que não exista uma ilha desconhecida, E vieste aqui para me pedires um barco, Sim, vim aqui para pedir-te um barco, E tu quem és, para que eu to dê, E tu quem és, para que não mo dês, Sou o rei deste reino, e os barcos do reino pertencem-me todos, Mais lhes pertencerás tu a eles do que eles a ti, Que queres dizer, perguntou o rei, inquieto, Que tu, sem eles, és nada, e que eles, sem ti, poderão sempre navegar, Às minhas ordens, com os meus pilotos e os meus marinheiros, Não te peço marinheiros nem piloto, só te peço um barco, E essa ilha desconhecida, se a encontrares, será para mim, A ti, rei, só te interessam as ilhas conhecidas, Também me interessam as desconhecidas quando deixam de o ser, Talvez esta não se deixe conhecer (...) quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti, não chegas a saber quem és (...) é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós (...) Disponível em: http://www.releituras.com/jsaramago_conto.asp Acesso em: 28-02-2011

6) Exercício última página da apostila (ciência e mitos da ciência)



2 ANO

1)     Qual o elemento principal que gerou a desigualdade entre os homens? Como se deu este processo? (cap 1)
2)     Descreva o processo que transformou o pobre mercador no poderoso burguês. (cap 2)
3)     Qual o papel da colonização da América e da escravidão dos africanos na formação do capitalismo? (3 e 4)
4)     Qual o papel dos conflitos nos processos de transformação social e como se deram na formação do capitalismo?
5)     A atuação da igreja aparece em vários momentos do livro. Como ela se posicionou com relação às desigualdades, as guerras, colonizações e explorações? Qual o seu papel no modo de produção?
6)     Explique a relação entre a máquina e a mais valia. (cap. 5)

7) Em vários momentos do livro aparece um capitalista dizendo: “- O Estado sou eu”. Explique o significado desta frase dando exemplos.

15)     Qual o papel da ideologia no Capitalismo? Dê exemplos. (cap.16)

MAIS AS 5 QUESTÕES DO TEMA TRABALHO.


 3 ANO


QUESTÕES PÁGINA 3 DE 2 A 7 MAIS A 9

QUESTÕES SOBRE DEMOCRACIA E CIDADANIA

QUESTÕES JOÃO BOM SENSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário