Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



sexta-feira, 13 de maio de 2022

Avaliando nosso processo até aqui

Amores, tenho escrito com menor frequência do que me propus a princípio, por conta da baixa adesão às leituras das postagens. Mas reconheço que na última até aumentou o número de leitores, provavelmente para a realização de relatórios e do painel em grupos.
Após esse trabalho de resgate de tudo o que foi aprendido, fizemos autoavaliação coletiva de todo o processo e discutimos possibilidades de ações pedagógicas daqui para a frente. Para dar o exemplo farei aqui o mesmo que pedi a vocês:
QUE BOM: que todos os grupos em Sociologia fizeram pelo menos alguma coisa nos painéis, se articularam com os colegas que nem sempre eram próximos para expressarem suas visões do processo. Em PV, fiquei feliz em ver que gostaram das dinâmicas e que as pesquisas da profissão contribuiram para aqueles que fizeram. Também me senti realizada com as visitas guiadas que tivemos, pois sinto que ampliaram os horizontes de vocês. As estagiárias e o estagiário comtribuiram muito tanto no acompanhamento, quanto com as aulas que deram. Vários projetos surgiram (rádio, judô, Yoga, voley , Paleografia, robótica, costura criativa) e outros estão em processo. Me senti bem apoiada por parceiros e por vocês, assim como vi vocês se apoiando. Além disso, a fala de uma aluna sobre como este blog a auxilia me fez querer continuar escrevendo para vocês.
QUE PENA: que poucos realmente pesquisaram em PV e escreveram nos cadernos de Sociologia. Vejo que a maioria ainda está em processo de organização e pegar rítmo de estudo. Isso fez com que muitas notas ficassem baixas. A parte de fechar notas me chateia um pouco. Inclusive escrevi um texto sobre isso que postarei na turma do classroom (kua3cdi). Além disso, vejo muitos matando aula ou fora de sala sem uma atitude produdiva. Sinto que podem aproveitar melhor esse tempo na escola. Brincar e se socializar com os colegas é uma parte importante da escola, mas deve estar bem casada com o desenvolvimento acadêmico.
QUE TAL: fazermos mais saídas de campos inclusive organizada por vocês? Saírem também por conta própria com a família ou amigos e aproveitarem espaços culturais gratuitos pela cidade, depois tirarem fotos e trazerem a experiência para trocar em aula? Debatermos mais o aproveitamento das experiências e construirmos juntos vivências e espaços de aprendizagem mais significativos para vocês? Escreverem mais de maneira organizada para sistematizar as informações que estão colhendo de modo a gerarem conhecimento útil? Se abrirem para novas ideias, pessoas e práticas para descobrirem coisas novas? As sugestões de vocês serão acolhidas, mas com seu engajamento efetivo.
"DEVEMOS SER A MUDANÇA QUE DESEJAMOS VER NO MUNDO" (GANDHI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário