Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



domingo, 27 de outubro de 2019

Cidadania e Espaço Público a partir da Escola

Amores,

nessa semana começaram as apresentações dos grupos de outubro. Fiquei satisfeita com várias das apresentações de qualidade. Os grupos responsáveis pela minha dissertação de mestrado em geral conseguiram bons resultados. Sei que era um texto muito acima do nível médio, mas conseguiram compreender os pontos centrais e traçar relações com o que vimos. A introdução e a conclusão foram bem assimiladas nas noções de cidadania ativa, sentimento coletivo, acesso à pluralidade, os problemas da padronização por meio das instituições como a escola tendendo à alienação e a importância dos projetos. O capítulo 1 era mais difícil, porém identificaram as teorias importantes dos principais autores: Marx, Weber, Durkheim, Hannah Arendt, Foucault, Elias e Bauman. Por outro lado, poucos conseguiram compreender ou explicar as fases do pensamento social brasileiro, que é uma parte importante para relacionarmos com as diversas obras do PAS. A percepção do Brasil sobre si mesmo é essencial politicamente por conta da identidade-nós. É a mesma questão trabalhada no filme "Batalhas pela História". A história do pensamento social, mostra elementos que constituem nossa identidade nacional, dificultando ou facilitando nossa intervenção coletiva. Ela está imbricada com os movimentos literários e artísticos traduzidos nas obras escolhidas para o PAS. Essas começaram a ser apresentadas nessa semana e continuarão a ser analisadas na próxima aula. Logo após os últimos grupos farão suas apresentações acerca do livro do Sakamoto: "O que aprendi sendo xingado na internet". Todas essas obras cairão na VG e serão cobradas de maneira articulada em debate avaliativo. Continuem atentos às explicações dos colegas, leiam um pouco e tragam suas dúvidas. A ideia deste bimestre é relacionarmos ainda mais os conteúdos com as práticas sociais. Dessa maneira, a gincana cuidar está intrinsecamente relacionada com nossa proposta. "Devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo"(Gandhi), para "construirmos a sociedade que queremos"(questão do semestre). Nessa semana tivemos mais dois eventos valendo ponto para a gincana: a feira nacional de ciência e tecnologia no parque da cidade e a oficina de plantio/ sustentabilidade na escola.

SÁBADO SUSTENTÁVEL

 Reunião inicial para explicação do projeto e apresentação das parcerias

 Grupos foram divididos por turmas e interesse
 Plantação da árvore da turma

 Cultivo nos canteiros da embrionária agrofloresta atrás do auditório


 Ornamentação dos espaços de vivência

 Contemplação das belezas singelas de nossa escola





Cooperação entre diferentes turmas e segmentos da comunidade escolar




 Definição das plantas do "Corredor Piauí"

 Berços das futuras árvores do "Corredor Piauí"


 Rádio tocando músicas dentro da temática ecológica

 Momentos de socialização entre professores e estudantes

 Aulão do PAS 2ª etapa





 Reencontro com ex-professores e suas família

 Aprofundamento dos laços de amizade

 Reunião de encerramento com avaliações coletivas e sugestões: continuar plantando e cuidando desses espaços que são nossos. Dia 8/12 dia nacional para plantação de 1.000 árvores.



 Pelo menos um espaço de vivência e uma árvore plantada dentro do que foi pedido. Que sirva de sugestão para outras turmas realizarem até o dia 31/10, quando acabará o prazo para realização das tarefas coletivas!

16ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 
(Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável)











CEM Paulo Freire expondo e prestigiando os colegas expositores



Aproveitei para prestigiar a feira também no domingo com minha família. Sensacional!
Quem fez o mesmo também terá direito ao ponto de gincana se me enviar as fotos.

Ainda teremos mais dois eventos valendo para a Gincana Cuidar. O próximo será na terça dia 29/10 e disponibilizaremos 40 vagas para cada turno. Me procurem nesta segunda para colocar o nome na lista de interessados. Segue o flyer:


O último evento será o encerramento do projeto de saúde e segurança coletiva promovido pela Fiocruz. Ele foi adiado para o dia 5/11 às 14h30. Após esta data fecharemos a nota para todos os professores referente à gincana. 

Enfim, nossa escola só é efetivamente pública a partir desses projetos coletivos que valorizam a comunidade e a pluralidade de sonhos, vozes e ações. Só é efetiva quando nos empodera para a intervenção cidadã!


Nenhum comentário:

Postar um comentário