Aula passada falei sobre representações sociais relacionando com
todo o conteúdo da VE, que será nesta quinta-feira (dia 27/4 às
16h30) com consulta. Sei que é antipático já chegar aplicando
prova com apenas uma semana de retorno das aulas, mas como os outros
professores fariam a semana de avaliações, para perder menos
encontros com vocês, resolvi aproveitar o tempo e fazer um controle
de leitura de tudo passado para estudo na greve. Foquei mais na
introdução do livro didático “Sociologia Hoje”, mas as aulas,
os filmes, as leituras do moodle e do blog também estão presentes
na avaliação. Segue agora um resumo do que será cobrado:
“Nós somos o que fazemos do que fizeram de nós”(Sartre)
Tudo o que somos foi aprendido e criado socialmente. A sociedade nos
apresenta a realidade por meio de representações sociais, como o
mapa discutido na aula passada. Elas sempre têm algo de verdade,
porém sempre escapa informações, pois a realidade é sempre mais
ampla e complexa do que podemos captá-la. Assim, o que conhecemos é
sempre a partir de um legado de representações sobre o real,
portanto até o ato de pensar foi aprendido socialmente. Todo o
processo de humanização vem por meio da socialização em um
contexto humano. Esta aprendizagem social (socialização), os fatos
sociais, as representações sociais, são objetos de estudo da
Sociologia. Outras formas de conhecimento (arte, religião, senso
comum, filosofia) também pensam tudo isso, porém as Ciências
Sociais têm métodos distintos para estudar produzindo informações
diferentes. O conhecimento além de produto é também uma relação,
que será diferente variável de acordo com o sujeito, o contexto e a
proposta envolvidos. A ciência e a filosofia, tem como função a
observação questionadora dos padrões, de modo a propor
alternativas para além das crenças tradicionais, empoderando o
indivíduo frente ao meio, seja natural ou social. As ciências
exatas e naturais, surgiram primeiro e conseguem fazer isso com mais
objetividade e precisão do que as sociais, já que essas últimas
têm objeto de estudo mais variado e mutante. Nesse sentido, estas
produzem múltiplas perspectivas válidas, com diversas teorias e
escolas de pensamento. A verdade total e universal é impossível na
visão humana, sempre limitada em alguma medida. Todo indivíduo está
ligado às normas, padrões vividos. Essas regras geralmente são
criadas dentro de relações de poder e desigualdade, gerando
conflitos de visões, opiniões e interesses. A desnaturalização
dos padrões sociais são fundamentais para possibilitar alternativas
aos que estão em condição de subordinação. As ideologias
(conjunto de ideias e valores produzidos pela estrutura social
vigente), guardam relações de dominação que podem ser
compreendidas por meio das ciências sociais. Um exemplo disso, foram
as reflexões sobre as condições da mulher apresentadas no livro,
em filmes e debatidas em aula. Por fim, podemos afirmar que nenhum
conhecimento é neutro, ou seja, todos são produzidos a partir de um
contexto social e para este. Mesmo assim, para se produzir
conhecimento científico é necessário buscar a imparcialidade o
máximo possível, por meio das pesquisas quantitativas e
qualitativas. Isso permite o pensamento crítico frente aos nossos
condicionamentos e produz informações úteis para a produção de
tecnologias sociais, que podem ser apropriadas pelo Estado ou pela
sociedade civil organizada. As representações produzidas a partir
do método científico não são melhores ou piores, já que isso
depende do referencial adotado. O importante é conseguirmos acessar
novas visões de modo a ampliar horizontes e permitir mais escolhas
para reconstruirmos a nós e nosso meio.
vocabulário:
mutantes : que mudam
múltiplas :
diversas, variadas
distintas:
diferentes
distinguindo-se:
diferenciando-se
imprescindível:
fundamental, indispensável
em detrimento de: em
rebaixamento, sofrimento, perda, desvantagem de
vigentes: presentes,
que estão em vigor
Olá professora! Gostaria de saber quais são os tópicos do Moodle a senhora vai cobrar (quais atividades )são dos 3 tópicos?
ResponderExcluirCobrarei a leitura e exercícios dos tópicos 1 e 2 do moodle.
ResponderExcluirBom dia Professora, qual o nome do filme que temos que assistir com algum colega, sem ser o "lute como uma garota"?
ResponderExcluirO "Persépolis"(longa), o "Sem perder a ternura"(curta)e o " Uma escola entre redes sociais"(curta). Esses filmes estão disponíveis nas postagem anteriores com título de cineclube. Além disso, nesta próxima terça terá mais cineclube na UnB.
ExcluirProfessora, a senhora irá cobrar as atividades do livro, do Moodle, certo?Ou tem mais alguma coisa?
ResponderExcluirE os comentários em sala de aula*
ExcluirTambém os comentários de aulas, das postagens do blog e dos filmes
Excluir