Vamos lá!

Acredito em um livro como creio nos sonhos ,

dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Exercício de revisão para avaliação do 4 bimestre

Queridos estudantes,
segue o exercício de revisão para a prova do 4 bimestre das três séries, como combinado em aula. Na próxima semana tiraremos as dúvidas, portanto estudem para o nosso trabalho ser mais eficaz.
Bom estudo.



EXERCÍCIO DE REVISÃO PARA A PROVA 4 BIMESTRE

1 ANO

1) O Etnocentrismo e o racismo são fatos sociais? Justifique detalhadamente sua resposta.
2) O ser humano é só um produto da Cultura ou é capaz também de transformá-la?
3) A Cultura é dinâmica e diversa ou estática e homogênea?
4) Qual é a importância de entendermos as transformações e heterogeneidades sociais?
5) Como são formadas nossas identidades? São inatas ou construídas socialmente?
6) Qual a necessidade de preservarmos e respeitarmos nossa cultura e a dos outros?
7) O que é difusão cultural e sincretismo? Qual a sua relevância? Existe cultura 100% pura?
8) O que tem no programa do PAS-UNB sobre construção da identidade pela cultura? Qual a postura deste frente à diversidade cultural?
9) O machismo e o feminismo são tendências naturais de homens e mulheres, respectivamente, ou construções sociais difusas no seio social?
10) Nossa sociedade é justa e igualitária ou ainda persistem discriminações e desigualdade? O que os textos do blog ( Eu, homem correto e Se os homens menstruassem) apresentam sobre isto? Que postura devemos ter frente a estas questões?


2 ANO

1) Como se dá o processo de concentração de renda e quais as suas repercussões?
2) Quais as soluções dadas pelo capitalismo internacional para as crises de superprodução, recorrentes neste sistema? Quais as conseqüências para os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento?
3) Qual o papel da Igreja nas colonizações?
4) Em que reside a oposição entre economia planificada e liberalismo econômico? Qual deixa a sociedade mais suscetível às crises econômicas?
6) Como se deu a industrialização brasileira? Como se deu o processo de dependência do Brasil?
7) Qual a influência das multinacionais no Brasil?
8) Como se deu o milagre econômico na época da ditadura e quais as conseqüências deste processo?
9) Como se dá e quais as conseqüências do imperialismo cultural? Qual o papel da indústria cultural nisto?
10) Quais as conseqüências da alienação no consumo e por que ela acontece? Qual o papel da mídia neste sentido?
11) Por que o racismo e o machismo se perpetuam até hoje? Qual o papel da indústria cultural neste sentido? O que os textos do blog nos levam a refletir sobre isto?
12) O que é filtro de carícia e qual o papel das instituições sociais na formação deste filtro?
13) O que é bateria de carícias e como podemos mantê-la sempre carregada para mantermos uma vida saudável.
14) Como o capitalismo consegue se reproduzir? Qual o papel das instituições ideológicas?


3 ANO

1)     A oposição INDIVÍDUO X SOCIEDADE sempre existiu? Quando esta oposição surge e por quê? O que isto pode ter a ver com profissões?
2)     Qual a relação que Elias faz entre o processo civilizador e o conceito de  “estátuas pensantes”? O que esta discussão tem a ver com participação política e profissões?
3)     Quais as repercussões, para a juventude, de uma formação contraditória como a que ocorre em nossa sociedade?
4)     De onde originou a nossa noção de democracia e o conceito de maioria?
5)     O que significa, politicamente, o conceito de minorias?
6)     De onde originou nossa noção de igualdade e como ela se desenvolveu ao longo da história da humanidade?
7)     Existe neutralidade política na História? Qual a importância política do discurso histórico?
8)     Quais as conseqüências do Populismo para os movimentos sociais e a participação política?
9)     Que relações podemos traçar entre os movimentos sociais, democracia e cidadania? Eles contribuem ou atrapalham para as duas últimas? Por que?
10)O que uma educação para a política deve estimular e valorizar?
11)As disputas e os dissensos que fazem parte da política são importantes para a democracia? Qual a diferença entre ser pacífico e ser passivo? Qual das duas posturas ajudam a democracia/ cidadania e qual atrapalha?
12)Quais foram a 4 fases da formação da identidade brasileira? Em qual fase os movimentos sociais tiveram maior proeminência?
13)O que os textos do blog ( Eu, homem correto e Se os homens menstruassem) nos fazem refletir sobre os preconceitos e estigmas reproduzidos até hoje sobre negros e mulheres?
14)O que o Manifesto Comunista de Marx e Engels fala sobre identidade coletiva e organização política de trabalhadores? Quais as repercussões sociais deste manifesto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário