Vamos lá!
Acredito em um livro como creio nos sonhos ,
dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo
dedico-me à troca de pensamentos como às pessoas que amo
terça-feira, 31 de dezembro de 2024
Retrospectiva 2024
Neste ano optei por manter nosso diálogo somente pelos grupos de WhatsApp e enviando os exercícos/ materiais de aulas pelo repositório do google.
Acho que a programação semanal feita dessa forma atingiu mais estudantes e organizou melhor o processo. Por outro lado, perdemos um pouco em relação à memória, por isso, faço esta postagem única como reflexão final e reforço das realizações deste ano.
Nossa primeira saída pedagógica foi para a Exposição do Sebastião Salgado no SesiLab dia 5/3. Fomos de ônibus comercial com a turma da trilha "Dinheiro na mão é vendaval". Foi uma aventura rica em conhecimento e trocas!
Outro projeto pedagógico realizado do começo ao final do ano, foram os intervalos e interações na quadra. Era desgastante estabelecer o contrato social no início, mas surtiu bons frutos e melhorava nossa relação. Acredito na escola como ponto de cultura e me esforço bastante para que aproveitemos todas as iniciativas tanto internas quanto externas. Por isso, No dia 7/3 recebemos uma ex-aluna que trabalha em recursos humanos para dar dicas para a minha turma de PV sobre entrevistas de emprego:
Outras parcerias se apresentaram ao longo do ano e enriqueceu o ambiente escolar. Fora do colégio os contatos também ocorreram satisfatoriamente. Tivemos várias manifestações dos professores na luta por direitos trabalhistas. Momentos de encontros e fortalecimento coletivo
Os trotes de cores iniciados pelos professores ,que sempre curtiram entrar na "farra" com o terceirão, marcaram o início dos festejos de formatura. Os eventos festivos marcaram esse ano, com algumas "tretas" no início, mas remediadas por meio do diálogo dentro e fora de sala.
A incursão para a câmara legislativa, na qual levamos 3 ônibus, deu bastante material para trabalharmos a comunicação não-violenta e a importância da responsabilidade social em todas as atividades de nossas vidas.
A palestra do projeto de remo nas escolas públicas animou toda a comunidade a participar. Estudantes, professores e direção começaram a remar no Minas com subsídio governamental. Poucos ficaram até o final do ano, mas valeu muito a experiência! Espero que novos venham em 2025!
Outra parceria maravilhosa foi a roda de conversa com profissionais da saúde para estudantes das trilhas sobre o SUS. Participaram no contraturno: professores, estudantes, o pessoal da limpeza com uma enfermeira e dois residentes em medicina, todos ex-alunos de escolas públicas. Foi realmente emocionante! Gostaria de ter gravado para mais pessoas poderem aproveitar.
No final de abril, após o fechamento do 1º bimestre, eu fui internada pela primeira vez na minha vida, por uma semana, com infecção urinária. A sorte foi eu ter vários estagiários apoiando com as turmas na realização dos exercícios previamente preparados. Lidar com as nossas limitações é difícil as vezes e aproveitei a parceria da UDF para atendimento psicológico gratuito. Me ajudou bastante nos dois semestre. Depois desse problema de saúde, só tive licença médica novamente por 3 dias em outubro, quando quebrei o dedo. Novamente os estagiários nos auxiliaram muito e as perdas foram minimizadas.
Foi um ano realmente produtivo, com muitas saídas pedagógicas, conteúdos, debates, pesquisas, eventos festivos organizados pelos discentes e docentes. Tirei muitas fotos, mas colocarei apenas algumas para lembrar um pouco da maioria das experiências.
A COPAFREIRE foi mantinda com muito esforço da equipe docente do matutino que se uniu e conseguiu resolver os inúmeros conflitos que aparecem inevitavelmente. Deu muito trabalho, mas valeu o sorriso de vocês e a alegria de realizarmos juntos!
No recesso de Julho tive o casamento do meu filho mais velho e o aniversário de 15 anos do meu terceiro filho. Junto com eles nas fotos temos outros ex-alunos que fizeram parte da minha vida profissional também. É lindo ver vocês crescendo, por isso acompanhei minhas turmas nos 3 anos. Porém, este foi o último terceirão que eu formei. Segue mais fotos, em ordem cronológica, dos eventos da formatura e saídas pedagógicas que ocorreram até depois do término das aulas:
2024 foi realmente um ano intenso para mim. Com muito trabalho, realizações, frustrações e aprendizado. Espero que 2025 seja mais tranquilo e próspero. Espero ter mais saúde e serenidade para curtir cada momento do meu último ano como professora, sem sofrimento, fechando com chave de ouro, com a certeza do dever cumprido. Feliz Ano Novo!!
Assinar:
Postagens (Atom)